A Terra é Redonda

Ex-primeiro-ministro de Portugal José Sócrates e Tarso Genro em diálogo sobre a guerra. Assista

José Sócrates considera invasão da Ucrânia violação do direito internacional. Tarso Genro pondera: há algo mais complexo a se considerar da geopolítica internacional

Guilherme Santos/Sul 21 e Reprodução
Guilherme Santos/Sul 21 e Reprodução
Tarso Genro e José Sócrates

São Paulo – O ex-primeiro-ministro português José Sócrates e o ex-ministro brasileiro Tarso Genro participam de debate nesta segunda-feira (21) sobre a guerra na Ucrânia, mediado pelo linguista Gustavo Conde. A iniciativa é do site A Terra É Redonda, que publica artigos de alguns dos principais intelectuais do Brasil e do mundo. O encontro tem transmissão pela TVT, canal digital 44.1 (Grande São Paulo). E também pelos canais da emissora (vídeo disponível a seguir), do Grupo Prerrogativas e do Conde no YouTube.

Assista

A situação na Ucrânia passa por uma escalada de tensões, ao mesmo tempo em que os governos russo e ucraniano tentam algum tipo de acordo. Conhecedor dos bastidores da política europeia, José Sócrates será defrontado com as posições conceituais acerca da geopolítica do ex-ministro da Educação brasileiro Tarso Genro. Ambos irão analisar as possibilidades de um mundo pós-guerra e pós-pandemia, bem como o novo desenho econômico internacional, com a presença mais forte da China.

José Sócrates é ex-primeiro-ministro de Portugal (2005-2011). Foi secretário-geral do Partido Socialista, de setembro de 2004 a julho de 2011. Foi também secretário de Estado-adjunto do Ministério do Ambiente e ministro do Ambiente e do Ordenamento do Território no governo de António Guterres, bem como um dos organizadores do campeonato de futebol Uefa Euro 2004, em Portugal. Após a vitória do seu partido nas eleições portuguesas de 2005, Sócrates foi chamado pelo presidente Jorge Sampaio para formar um novo governo, o 17º governo constitucional (após 1976). Depois da eleição legislativa portuguesa, realizada em 27 de setembro de 2009, Sócrates foi eleito para um segundo mandato como primeiro-ministro de Portugal.

Tarso Genro é ex-ministro da Educação (2004-2005), das Relações Institucionais (2006-2007) e da Justiça (2007-2010) – todos no governo Lula. Também foi governador do Rio Grande do Sul (2011-2014) e duas vezes prefeito de Porto Alegre (1993-1996 e 2001-2002).