por democracia

Lollapalooza celebra a diversidade e une forças por ‘fora Bolsonaro’

Da diversidade celebrada, o primeiro dos três dias de festival ficou marcado por um desejo comum: “fora Bolsonaro”. Os gritos uníssones foram ouvidos em praticamente todos os shows

reprodução/multishow
reprodução/multishow
Pabllo chegou no palco abraçada em toalha com foto de Lula. No palco, gritou "fora, Bolsonaro" ao se despedir

São Paulo  – Começou hoje um dos maiores festivais do Brasil na atualidade. O Lollapalooza abriu seus palcos no início da tarde desta sexta (25) com o rapper Edgar. Depois dele, um grande lineup de músicos e bandas que marcam o pop, o rock e o indie desfilaram no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Da diversidade celebrada, o primeiro dos três dias de festival ficou marcado por um desejo comum. Gritos “fora, Bolsonaro” foram ouvidos em praticamente todos os shows. E assim deve ser até o último, no domingo, com a já clássica Foo Fighters, sob comando de Dave Growl.

Mesmo antes de Edgar, enquanto o telão mostrava memes e figuras que remetem ao universo “millenial”, já se ouviam os gritos. O rapper absorveu o clima adaptando uma de suas músicas mais conhecidas: Plástico. O músico de Guarulhos modificou um verso para adicionar os dizeres “Bolsonaro é um lixo”. A música fala sobre problemas do mundo contemporâneo, o vazio da sociedade conectada e o descaso com o ambiente “real”. “A realidade ainda vai explodir. É um blecaute, um tsunami (…) Aumenta a procura por comida 3D; manifestante segurando suas placas de led (…) É a era do plástico.”

Edgar cantou ainda a música Também Quero Diversão, sobre o momento do Brasil. “Estamos voltando a 1964”, afirma, em referência à adoração do atual ocupante da Presidência ao golpe que sufocou a democracia no Brasil, e fez presos políticos torturados, desaparecidos e mortos. Enquanto isso, em outro palco, o cantor e líder da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, puxou a nostalgia dos nascidos nos anos 1990 e também as críticas ao presidente. Tico é conhecido por se posicionar abertamente nas redes sociais. “Não importa sua ideologia, desde que você esteja no campo democrático”, disse o cantor, seguido de gritos de “fora, Bolsonaro”.

Lollapalooza contra Bolsonaro

Outro grande destaque foi a apresentação da Pabllo Vittar. Uma das maiores artistas brasileiras da atualidade já declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em diversas ocasiões. Ela chegou a viralizar nas redes sociais ao aderir a um movimento que pede sua presença em uma eventual festa de posse de Lula em 2023. Hoje, Pabllo chegou no palco envolvida em uma toalha com a foto de Lula. No palco, após grande apresentação, gritou “fora, Bolsonaro” ao se despedir do público.

O dia ainda promete para os fãs de pop com a apresentação da norte-americana Doja Cat. Nos dias seguintes, um lineup de respeito que, além de Foo Fighters, trás The Strokes e Miley Cyrus, que pode contar com a participação de Anitta no seu show. Desde as primeiras horas do Lollapalooza, o público segue cobrando e homenageando Anitta, que hoje, se tornou a primeira artista do Brasil a alcançar a posição de mais ouvida no Spotify. Anitta também já se posicionou contra Bolsonaro e, recentemente, fez um apelo aos jovens para que todos tirem título de eleitor e votem contra o presidente em outubro.