Carnaval

Com agravamento da pandemia, São Paulo e Rio adiam desfiles de carnaval para abril

Os prefeitos Ricardo Nunes e Eduardo Paes tomaram a decisão em função do aumento de casos de covid

Com avanço da ômicron, maior espetáculo da Terra foi transferido para o feriado prolongado de Tiradentes

São Paulo – Os prefeitos de São Paulo e do Rio de Janeiro, Ricardo Nunes (MDB) e Eduardo Paes (DEM), anunciaram nesta sexta-feira (21) o adiamento dos desfiles das escolas de samba, que não ocorrerão no carnaval. Eles definiram o feriado prolongado de Tiradentes, em 21 de abril, para a realização dos eventos. A decisão é em função do aumento do número de casos da covid-19.

O anúncio do adiamento ocorreu após reunião virtual entre Nunes e Paes. Também participaram os secretário de Saúde Edson Aparecido (São Paulo) e Daniel Soranz (Rio de Janeiro). Além dos presidentes das Ligas de Escolas de Samba de ambas as cidades.

Na última quarta, o Brasil registrou mais de 200 mil novos casos de covid-19. Foi o maior número registrado num único dia, em função da disseminação da variante ômicron, muito mais transmissível. Assim, a média móvel de casos também atingiu sucessivos recordes, nesta quinta e sexta.

“A decisão foi tomada em respeito ao atual quadro da pandemia de COVID-19 no Brasil e a necessidade de, neste momento, preservar vidas e somar forças para impulsionar a vacinação em todo o território nacional”, anunciaram os prefeitos, em nota.

Nesse sentido, os prefeitos disseram que adotaram a nova data para os desfiles do carnaval seguindo as orientações dos secretários de Saúde.

Protocolo

Até então, os desfiles em São Paulo iriam ocorrer entre os dias entre os dias 25 e 28 de fevereiro. A Liga-SP chegou a apresentar um protocolo sanitário para o evento. Nele, estava previsto o uso obrigatório de máscara e apresentação do passaporte da vacina contra covid-19. Além disso, haveria limitação no número de integrantes das agremiações. O público também seria reduzido para até 70% da capacidade total.

Na semana passada, comitê científico do Rio chegou a se reunir para discutir a possibilidade de adiamento dos desfiles. Mas os especialistas preferiram não tomar a decisão. Disseram, assim, que seguiriam observando o comportamento da ômicron.

Anteriormente, Nunes e Paes também haviam anunciado o cancelamento do carnaval de rua.