A dança dos não famosos

Para Fred Zero Quatro, golpe de 2016 é ‘corretivo que a casa-grande quis dar na senzala’

O cantor e compositor do Mundo Livre S/A esteve no estúdio da Rádio Brasil Atual falando do movimento manguebeat e sobre a situação política do Brasil no pós-golpe

Felipe Martins/Divulgação

Músico diz que há uma “cruzada dos cidadãos brancos ‘de bem’” para exorcizar da senzala “pecado” da autonomia

São Paulo – O programa Hora do Rango, da Rádio Brasil Atual, recebeu nesta terça-feira (14) o cantor e compositor Fred Zero Quatro, da banda Mundo Livre S/A. Com mais de 30 anos de carreira, o Mundo Livre foi um dos criadores do movimento manguebeat, ao lado de Chico Science e Nação Zumbi, nos anos de 1990.

Durante sua trajetória, o grupo manteve sempre sua essência, tanto no som como nas letras, em geral politizadas. Após sete anos desde o último e premiado álbum de inéditas, o grupo lança A dança dos não famosos. O novo trabalho, o oitavo da carreira, é composto de 12 faixas com uma sonoridade mais agressiva e experimental, sem abrir mão da veia dançante. Existencialismo, mitos religiosos, degradação ética, tirania corporativa e geografia humana são alguns dos temas desse álbum produzido e gravado em Recife, cidade natal da banda.

No programa, Fred Zero Quatro falou sobre a efervescência cultural do Recife, o início do movimento Manguebeat e a situação política do Brasil no pós-golpe.

“O pressuposto deste disco é que o golpe de 2016 foi uma ‘pegadinha’, uma ‘vídeocassetada’. A ‘casa grande’ resolveu dar um corretivo na ‘senzala’ do Brasil, no trabalhador, um corretivo pelo ‘pecado’ de ter – num período razoavelmente curto, mas significativo – acreditado numa soberania de classe, numa nação soberana e autônoma, que conseguisse superar a opressão. E o corretivo veio em forma de uma vídeocassetada. E o simbolismo está na capa do disco, onde tem o cassetete de um policial, feito da madeira da boa fé. O que está ocorrendo hoje é uma cruzada dos cidadãos brancos ‘de bem’ para exorcizar dos membros da senzala esse ‘pecado’ de ter acreditado na sua própria autonomia e cidadania”, afirmou Fred Zero Quatro.

Acompanhe aqui a íntegra do programa.