Diversidade

Por uma sociedade mais tolerante, companhia de teatro lança clipe

Com participação de Laerte e do ator Ailton Graça, pomba cantora, personagem da peça 'Minhoca na Cabeça', do Grupo Esparrama, canta paródia de 'Dancing Queen' para contar sua história de transformação

Divulgação

Iarlei Rangel: ‘Queremos falar sobre a necessidade de um mundo que saiba conviver com o seu diferente’

São Paulo – Desde 2013, o Grupo Esparrama encena peças em uma janela de um edifício no Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão. Em um dos espetáculos, Minhoca na Cabeça, eles contam a história de uma garotinha que chega do interior para morar na capital e acaba vivendo a contradição entre o medo e a vontade de sair para conhecer a rua. Um dos coadjuvantes da peça é a Pomba Cantora, que também veio do interior. Com o intuito de estimular de forma divertida o respeito à diversidade, a companhia acaba de estrear seu canal no YouTube com um videoclipe protagonizado pela pomba que, pela primeira vez, sai da janela e percorre as ruas do centro de São Paulo. Bem-te-vi acompanha a trajetória de Pomba Cantora que, ao chegar à cidade grande se sente segura para se mostrar como realmente é e sai cantando uma versão da canção Dancing Queen, do grupo sueco Abba.

A paródia filmada pela produtora Bruta Flor pretende mostrar que “existem múltiplas possibilidades de sermos diferentes uns dos outros e que, mesmo assim, podemos conviver no coletivo”. A pomba anuncia que resolveu mudar, assumir que se tornou um bem-te-vi e que, com a mudança de vida, não se enquadra mais nos “padrões de pomba”. “Eu nasci no interior e fui criada com meu amor. Lá tudo era igual, tudo era normal, não era o meu lugar. Então, eu decidi mudar e aqui eu vi morar. Sem ninguém para me cobrar, decidi voar como eu sempre quis. E o que eu sempre quis era deixar explodir dentro de mim esse bem-te-vi”, canta a personagem.

Segundo a companhia, o objetivo do clipe é “estimular a criança para que ela observe com sensibilidade as diferenças existentes e entenda como pode lidar com elas, despertar nela o sentimento de tolerância.” “Nesse nosso primeiro vídeo falamos sobre a diversidade, mas sobretudo queremos falar sobre a necessidade de um mundo que saiba conviver com o seu diferente. A tolerância com o outro, que não precisa ser igual a mim, é o que nos permite construir um mundo mais civilizado, mais sensível e mais humano” afirma, Iarlei Rangel, integrante do Grupo Esparrama.

Além dos atores da companhia, outros convidados fazem parte do clipe, entre eles, a cartunista Laerte, o ator Ailton Graça, a atriz Bete Dorgam, os palhaços Raul Figueiredo e Ronaldo Aguiar, dos Doutores da Alegria, Gazi Zanola, Renato Ribeiro e Gis Pereira, da Trupe Dunavô, entre outros membros de coletivos e grupos parceiros.

O clipe Bem-te-vi pode ser assistido no canal do Grupo Esparrama no YouTube: