são paulo

Ministério da Cultura mantém cópias de filmes perdidos em incêndio na Cinemateca Brasileira

SAC Cinemateca Brasileira abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, maior acervo da América Latina São Paulo – O Ministério da Cultura informou que possui cópias dos rolos de […]

SAC

Cinemateca Brasileira abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, maior acervo da América Latina

São Paulo – O Ministério da Cultura informou que possui cópias dos rolos de filme atingidos em incêndio ocorrido na madrugada de hoje (3) no prédio da Cinemateca Brasileira, na zona sul de São Paulo. Segundo o Corpo de Bombeiros, que apura as causas do acidente, não houve vítimas.

De acordo com o ministério, o fogo atingiu a Câmara 3 do depósito de filmes, onde estão as obras em nitrato de celulose. O material é característico da produção cinematográfica brasileira anterior à década de 1950.

O ministério afirmou que nenhuma outra estrutura foi danificada. Pelo fato de o material ser inflamável, o depósito com essas cópias fica afastado do restante do complexo da cinemateca.

Com o maior acervo do gênero da América latina, a Cinemateca abriga cerca de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais de 30 mil títulos. Além disso, lá estão guardados livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes.

Entre as relíquias audiovisuais estão gravações da TV Tupi, a primeira emissora de televisão do Brasil, inaugurada em setembro de 1950 e com as atividades encerradas em julho de 1980. Estão também obras de ficção, filmes publicitários e registros familiares nacionais e estrangeiros, produzidos desde 1895.