Em todo país

Mais de 1.350 instituições participam da 13ª Semana de Museus

Com o tema 'Museus para uma sociedade sustentável', ação que começa nesta segunda-feira (18) promove 4570 eventos, entre exposições, exibições de filmes, espetáculos, oficinas e seminários

Cartaz da Semana de Museus 2015, a partir da obra ‘Menino com lagartixas’ (1924), de Lasar Segall

Começa nesta segunda-feira (18) em todo o país a 13ª edição da Semana de Museus. Até dia 24 de maio, 1.378 instituições devem promover cerca de 4.570 eventos em 609 municípios brasileiros. Com o tema Museus para uma sociedade sustentável, o evento conta com exposições, visitas guiadas, exibições de filmes, espetáculos teatrais, oficinas, seminários, mesas-redondas e palestras.

O tema deste ano, sugerido para Dia Internacional dos Museus (18 de maio), leva em conta que o papel dos museus na construção de novas formas de desenvolvimento, “dentro dos limites da natureza e servindo como laboratório para melhores práticas”, com assinala documento do Conselho Internacional de Museus (Icom).

A 13ª edição desta ação enfatiza o importante papel dos museus no processo de fomento à sustentabilidade: seja por meio de suas boas práticas de atuação, seja pela conscientização do público sobre a necessidade de uma sociedade mais cooperativa e solidária. Além disso, o temareconhece o papel dos museus no crescimento do interesse do público em uma sociedade que desperdice menos, seja mais cooperativa e que utilize seus recursos respeitando os sistemas vivos”, destaca o Icom.

A programação completa da Semana de Museus pode ser conferida no Guia de Programação, disponível on-line e organizado por região, estado e cidades.

Criado em 1977 pelo Icom, a data tem como objetivo sensibilizar a população sobre o papel dos museus no desenvolvimento da sociedade. O Brasil é considerado um dos países que mais celebram a data. Neste ano, a ação alcançou participação recorde de instituições no país. Em 2014, 1.337 instituições promoveram 4.268 eventos.

13ª Semana de Museus
Quando:
de 18 a 24 de maio
Programação completa: no site museus.org.br
Quanto: verificar diretamente nos estabelecimentos participantes