documentários

Ministério da Cultura abre inscrições para o DOCTV América Latina

Com o tema 'Felicidade', produções concorrentes devem trazer experiências e histórias de transformação que mostrem que outros mundos são possíveis

reprodução/MinC

Inscrições devem ser feitas até o dia 3 de julho

São Paulo – Foram abertas ontem (7) as inscrições para a quinta edição do concurso que seleciona o documentário brasileiro que participará do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-Americanos (DOCTV América Latina V). O concurso é uma iniciativa promovida pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e a Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec).

O documentário deve ser inédito e ter 52 minutos de duração. O prêmio para a produção selecionada é de US$ 70 mil. As produções devem partir do eixo temático “Felicidade”, abrindo possibilidades de relatos de experiências e histórias de transformação que mostrem que outros mundos são possíveis, dentro da realidade de cada país participante.

Para o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, o Programa DOCTV “é uma ferramenta completa de apoio ao audiovisual, alcançando a formação, a produção e a distribuição dos conteúdos, além de ser uma política pública que contribui para o fortalecimento da identidade cultural e do pertencimento dos povos da América Latina”.

Neste ano, o Programa abrange 17 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Equador, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela. Na Rede DOCTV, somam-se 21 Televisões Públicas. A Unidade Técnica desta edição é Bogotá, na Colômbia. Os documentários vencedores serão exibidos nos canais de televisão públicos participantes da rede DOCTV América Latina.

Como participar

Podem participar do concurso pessoas físicas brasileiras ou estrangeiras que comprovem residência no país por um período não inferior a três anos e que estejam em situação de regularidade jurídica, fiscal e tributária. Cada concorrente poderá apresentar somente uma proposta de documentário.

As inscrições para o concurso deverão ser entregues ou enviados por correio para a Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – SAv/MinC – Brasília/DF, pelos concorrentes ou seus procuradores, no período de 7 de maio a 3 de julho.

O Programa

O DOCTV América Latina, realizado a cada dois anos, é uma iniciativa da Conferência das Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (CACI) e da Fundação do Novo Cinema Latino-americano.

A proposta central do programa é incentivar o intercâmbio cultural e econômico entre os povos da América Latina, a implementação de políticas públicas integradas de fomento à produção e difusão de documentários nos países da região e a divulgação dessa produção no mercado mundial.

Serviço:

DOCTV América Latina V

Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Documentários Latino-Americanos

Inscrições: 7 de maio a 3 de julho – as inscrições para o concurso deverão ser entregues ou enviadas por correio pelos concorrentes ou seus procuradores

Local: Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – SAv/MinC

SCS, Qd. 09, Lote C, Ed. Parque Cidade Corporate – Torre B, 8º andar,

CEP 70308-200 – Brasília/DF

Cronograma

Inscrições – 7 de maio a 3 de julho

Verificação dos requisitos por parte do Polo Nacional – 6 a 10 de julho

Avaliação dos projetos pela Comissão de Seleção Nacional – 13 a 30 de julho

Seleção dos finalistas pelo Comitê de Seleção Nacional – 31 de julho

Avaliação do júri internacional – 3 a 21 de agosto

Seção de pitching para a seleção final – 28 de agosto

Formalização de vencedores – 4 de setembro

Mais informações: www.doctvlatinoamerica.org