Centro Cultural SP

Até 25 de fevereiro, mostra exibe filmes sobre relações familiares

Em cartaz no CCSP, 'Mostra em Família' apresenta 28 longas-metragens. Fazem parte da programação obras de Ingman Bergman, Woody Allen, Ang Lee, Thomas Vinterberg e Manoel de Oliveira, entre outros

Divulgação
Lançamento

O drama ‘Ela Volta na Quinta’, do mineiro André Novais, terá pré-estreia na ‘Mostra em Família’

São Paulo – As dores e delícias da vida em família são tema do festival de cinema que começou ontem (3), no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Mostra em Família reúne 28 longas-metragens de estilos e países diferentes. Além de exibir obras já consagradas, o evento fará, no dia 19 de fevereiro, a pré-estreia do drama Ela Volta na Quinta, do mineiro André Novais. Com a atuação dos pais e de seu irmão, Novais fez um retrato fiel das relações familiares de hoje em dia por meio de uma narrativa em que não ficam claros os limites entre a realidade e a ficção.

O filme que abriu a mostra foi é o norte-americano Tempestade de Gelo, de Ang Lee, sobre uma família de Connecticut em processo de derrocada, simbologia que o diretor usou para mostrar a perda da inocência de uma sociedade que tem a pretensão de ser considerada “ideal”. Às 18h15, seria exibido Interiores, de Woody Allen, com Dianne Keaton, Mary Beth e Kristin Griffith. O filme de 1978 conta a história de três irmãs que escondem seus medos e vontades umas das outras e que entram em crise quando o pai anuncia que pretende se divorciar para viver com outra mulher. Às 20h, foi a vez de Desde que Otar Partiu, de Julie Bertucelli, sobre a vida de três mulheres de diferentes gerações que vivem juntas em um apartamento em Tbilissi, capital de Geórgia.

Até 25 de fevereiro, a mostra deve exibir três filmes por dia, com ingressos a R$ 1. No sábado, dia 7, o tema das três sessões é a capital japonesa. Serão exibidos Sonata de Tóquio, de Kiyoshi Kurosawa, Era uma vez em Tóquio, de Yasujiro Ozu,e Uma família em Tóquio, de Yoji Yamada. No mesmo dia (10) em que será exibido Sonata de Outono, do consagrado diretor sueco Ingman Bergman, estará em cartaz o brasileiro O Que Se Move, de Caetano Gotardo, sobre três famílias que têm de lidar com a chegada ou a perda de um filho.

Também estarão em cartaz Festa de Família, de Thomas Vinterberg, Pequena Miss Sunshine, de Jonathan Dayton, o canadense C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor, de Jen-Marc Vallée, Dez, de Abbas Kiarostami, e O Gebo e a Sombra, que o diretor português Manoel de Oliveira lançou em 2012, com quase 104 anos.

Confira a programação completa de Mostra em Família no site do CCSP.

Mostra em Família
Quando: de 3 a 25 de fevereiro, de terça a domingo
Onde: Sala Paulo Emílio Salles Gomes, no CCSP
Rua Vergueiro, 1.000, São Paulo
Quanto: R$ 1
Classificação: 14 anos
Informações: (11) 3397-4002 ou no site do CCSP