Lançamento

Livro relata evolução do coletivo Fora do Eixo, na cultura e na política

Em 'Os Novos Bárbaros – A Aventura Política do Fora do Eixo', Rodrigo Savazoni descreve trajetória da rede de coletivos culturais e de ativismo político-digital que tem se destacado nos últimos anos

Reprodução

Capilé e Bruno Torturra, do coletivo, em entrevista ao ‘Roda Viva’ após manifestações de 2013

Poucos dias depois de Pablo Capilé e Bruno Torturra serem entrevistados no programa Roda Viva, da TV Cultura, o jornalista, escritor e pesquisador Rodrigo Savazoni terminava de escrever o livro Os Novos Bárbaros – A Aventura Política do Fora do Eixo (Editora Aeroplano, 264 págs.), sobre a trajetória deste fenômeno político-cultural. Resultado de sua tese de mestrado na Universidade Federal do ABC, o livro será lançado nesta terça-feira (2), às 18h na Praça Rooselvet, em São Paulo, e na quarta-feira (3), na livraria Blooks, no bairro carioca de Botafogo.

Colaborador da Rede Brasil Atual e da Revista do Brasil, Savazoni percorreu o que ele chama de “aventura contemporânea” na tentativa de descrever e compreender o Fora do Eixo (FdE), uma rede de coletivos culturais e de ativismo político-digital que ganhou notoriedade no Brasil nos últimos anos. Ele conta a saga de jovens vindos das periferias e do interior do país que começaram a se organizar em redes e coletivos e acabaram criando novos espaços de participação popular, produção e divulgação de cultura e de informação.

Trata-se de um trabalho de fôlego em que o jornalista resgata desde o ambiente de efervescência no qual se gestou essa espécie de movimento social que tem o “objetivo de organizar jovens ligados aos circuitos culturais”, nas palavras de Pablo Capilé, principal porta-voz do FdE. A política cultural engendrada pelos ministros Gilberto Gil e Juca Ferreira durante o primeiro e o segundo mandato de Lula é um dos pontos de partida do movimento e, portanto, do livro de Savazoni. Não à toa, o prefácio é de Ferreira, com quem o autor trabalhou na Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, “um dos grandes inspiradores desta empreitada”.

“Acredito que o trabalho de Rodrigo expressa uma qualidade que todo trabalho intelectual rigoroso necessita ter: ele não simplifica seu objeto para facilitar sua narrativa. Pelo contrário. A complexidade do Fora do Eixo se apresenta desde o início do texto, e disso o autor nos alerta ao descrever um vídeo em que o próprio coletivo de coletivos afirma ser um vetor de confusão e não de explicação. Rodrigo se dedica a esquadrinhar esse fenômeno, sem se propor a assumir teses prévias sobre ele. Abre assim caminho para que nós mesmos possamos nos arriscar a fazer nossas próprias análises”, resume Juca, no prefácio que intitula “O caminho ao caminhar do Fora do Eixo”.

A pesquisadora e curadora do trabalho Heloísa Buarque de Hollanda concorda e assinala que a obra é a primeira pesquisa séria sobre o poder e as contradições do revolucionário horizonte político e cultural que vem sendo gestado na web. “Do circuito da música aos protestos com novas dicções revolucionárias, o autor examina com cuidado e objetividade o passo a passo da formação do FdE, sua expansão e os debates que suscita na academia, no meio artístico e nas tribos jovens. Uma leitura indispensável para pensar o alcance das políticas e estéticas neste início de milênio”, conclui Heloísa.

Lançamento
Os Novos Bárbaros – A Aventura Política do Fora do Eixo
Editora Aeroplano
Quando:
– São Paulo
Terça-feira, 2 de dezembro, às 18h
Praça Roosevelt
– Rio de Janeiro
Quarta-feira, 3 de dezembro, às 19h, na livraria Blooks
Praia de Botafogo, 316