Estreia

Filme ‘Ida’ relembra efeitos do nazismo e do stalinismo na Polônia

Premiado longa de Pawel Pawlikowski resgata a conturbada história do país por meio do drama de Anna, uma jovem que, antes de assumir seus votos como freira, vai em busca do paradeiro de sua família

Divulgação

O filme vira uma espécie de road-movie quando as personagens decidem ir em busca do túmulo dos pais de Ida

Em apenas 80 minutos, o filme Ida, de Pawel Pawlikowski, traz à tela toda história recente da Polônia. O longa-metragem que representará o país polaco no Oscar 2015 estreia nesta quinta-feira (25) no Brasil. Vencedor de inúmeros prêmios internacionais, é um dos filmes mais bonitos do ano, com grandes chances de levar a estatueta de Melhor Filme Estrangeiro. Nos Estados Unidos, ele já arrecadou 3,7 milhões de dólares de bilheteria e 9 milhões de dólares na Europa.

A trama conta a história de Anna (Agata Trzebuchowska), uma noviça que está em vias de selar seus votos como freira e recebe a missão de conhecer sua única parente viva, a tia Wanda (Agata Kulesza). Para decepção da jovem, sua tia é uma juíza que leva uma vida livre e bem distante dos preceitos católicos seguidos pela religiosa. Enviada ao convento quando criança depois que os pais morreram, Anna não se lembra do passado, que acaba vindo bruscamente à tona nos primeiros minutos com Wanda, que conta sem rodeios que o nome da moça na verdade é Ida e que ela é judia.

Tal revelação vira a vida da jovem de cabeça para baixo já que, ao buscar o paradeiro de sua família, ela começa a questionar sua vocação. O filme vira uma espécie de road-movie quando a dupla decide ir em busca do túmulo dos pais de Ida. Além da nova identidade, a noviça acaba encontrando o amor e muitos questionamentos sobre o futuro.

O filme apresenta a relação conflituosa de tia e sobrinha, suas descobertas sobre si mesmas e a busca pela dignidade de seus familiares, mortos durante a Segunda Guerra Mundial. Mais do que as doloridas histórias pessoais de Ida e Wanda, o filme de Pawlikowski consegue resgatar a história da Polônia: a invasão nazista e o extermínio de judeus poloneses, os anos sob o stalinismo e o poder da igreja católica no país.

Trata-se de um resgate histórico brilhante, intenso e de beleza estética impressionante. A fotografia em preto e branco assinada pelos poloneses Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski intercala closes com cenas abertas, compondo uma verdadeira obra de arte. Em alguns momentos, tem-se a impressão de que o que está na tela são quadros estáticos, capazes de emocionar qualquer espectador.


Ida
Direção: Pawel Pawlikowski
Roteiro: Pawel Pawlikowski e Rebecca Lenkiewicz
Diretor de fotografia: Lukasz Zal e Ryszard Lenczewski
Edição: Jaroslaw Kaminski
Produção: Eric Abraham, Piotr Dzieciol, Ewa Puszczynska
Elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik e participação especial de Joanna Kulig
Distribuição brasileira: Zeta Filmes
Duração: 80 minutos
País: Polônia e Dinamarca