Sempre aos domingos

Grupo Esparrama encena peça em janela do Minhocão

Espetáculo infanto-juvenil usa humor e fantasia para refletir sobre o caos da metrópole

Encenação do Grupo Esparrama na Janela vai de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, às 16h <span>(Fotos: Sissy Eiko/Divulgação)</span>Encenação do Grupo Esparrama na Janela vai de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, às 16h <span>(Fotos: Sissi Eiko/Divulgação)</span>Encenação do Grupo Esparrama na Janela vai de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, às 16h
 <span>(Fotos: Sissi Eiko/Divulgação)</span>Encenação do Grupo Esparrama na Janela vai de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, às 16h
 <span>(Fotos: Sissi Eiko/Divulgação)</span>

Milhares de janelas se espalham ao lado do corredor suspenso que conecta o centro de São Paulo à zona oeste. Ali, no dia a dia, predomina o cinza, e o barulho e a fumaça dos veículos passam pelo Elevado Costa e Silva, mais conhecido como Minhocão, o viaduto idealizado no final dos anos 1960 que mudou a paisagem da área central da capital paulista e é um dos marcos do processo de degradação da qualidade de vida na região.

Todas as noites, das 21h30 às 6h30 da manhã, e aos domingos, a via fica fechada para os carros e aberta à população. É quando ganha tons e sons mais ricos e humanos. Pedestres dividem harmoniosamente o espaço com ciclistas e skatistas. Todo domingo – se não chover –, de 19 de janeiro a 23 de fevereiro, às 16h, o passeio pelo Minhocão ganha também a apresentação do Grupo Esparrama, que exibe uma peça teatral em uma das milhares de janelas que ladeiam o viaduto.

Trata-se, na verdade, de uma reestreia, já que o grupo apresentou a primeira temporada de Esparrama pela Janela no final de 2013 para mais de 1.600 pessoas. “O retorno do público ultrapassou todas as nossas expectativas, tanto nas palavras que recebemos após as apresentações quanto nos diversos posts que recebemos na nossa página do Facebook. Sobretudo, a satisfação pôde ser comprovada nas gargalhadas e nos rostos contemplativos durante o espetáculo”, afirma o diretor da peça, Iarlei Rangel.

Duas janelas do terceiro andar do Edifício São Benedito chamam a atenção de quem passeia no viaduto, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação. Batentes azuis e floreira compõem a cenografia da peça infanto-juvenil estrelada por Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra.

Na história, o morador de um dos prédios do Minhocão decide transformar em música o caos que entra pela sua janela e assim surge um universo mágico: uma menina/princesa que mora em um prédio/castelo, um palhaço que dá vida ao casaco de sua amada, uma família de monstros, um seresteiro gigante, um esportista dançarino e vizinhas fofoqueiras. O texto usa o humor e a fantasia para mostrar o caos da metrópole com um olhar diferente.

Encenar uma peça de teatro em uma janela do Elevado é ideia antiga, segundo Iarlei. “Parte dos integrantes do Grupo Esparrama mora neste mesmo apartamento, que durante vários anos foi uma república de artistas. A ideia de apresentar algo da janela para o Minhocão por diversas vezes rondou nossa cabeça, mas foi apenas com a criação do grupo que encontramos espaço para pensar em todos os detalhes para deixar o projeto apresentável.” O lugar inusitado pretende fazer com o que o espetáculo extrapole a relação entre palco e plateia, além de criar um espaço poético para promover reflexão e convívio com a cidade.

Iarlei destaca três aspectos importantes nesta iniciativa: “Sugerir para o público novas possibilidades de se relacionar com o Minhocão e com a cidade; reforçar o discurso e as ações que acreditam no Minhocão enquanto um espaço legítimo de convívio social conquistado pela população; e mostrar que a cidade está prenhe de milhares de possibilidades artísticas, que podem nascer em qualquer canto, até mesmo em um viaduto sujo e barulhento”, completa.

Espetáculo Esparrama pela Janela
Quando: aos domingos, de 19 de janeiro a 22 de fevereiro, às 16h
Onde: Minhocão, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação
Duração: 45 min
Classificação: livre
Quanto: grátis
Ficha técnica
Direção
: Iarlei Rangel
Roteiro: Grupo Esparrama
Elenco: Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra
Consultoria de cenografia, figurino e adereços: Jaime Pinheiro Adereços
Cenotécnica: Jacqueline Nascimento
Fotos: Sissy Eiko
Assistente de adereços e consultoria de som e luz: Tulio Pezzoni
Costureira: Terezinha Campos
Mixagem de Som: Fabrício Savanela
Produção: Iarlei Rangel