Mais Amor Por Favor

Campanha faz reflexão sobre como viver melhor em comunidade

Exposição no Sesc Carmo, centro de São Paulo, propõe que as pessoas prestem atenção a suas atitudes para não se deixar levar pelo automatismo

VJ Suave/Ygor Marotta e Ceci Soloaga/Divulgação

Impossível percorrer as ruas de São Paulo sem deparar com a frase “Mais amor por favor” pixada ou colada nos muros e aparelhos públicos. Criada por Ygor Marotta, ela é quase sempre escrita em letra cursiva “para diferenciar-se dos demais pixos. E também porque o amor pede delicadeza”, explica o artista em seu site.

A citação começou a se espalhar em cabines de telefones públicos, em 2009, pelas mãos de Marotta. “A intenção era a de tentar despertar a atenção das pessoas sobre o que há de mais belo: o amor. É um pedido, uma imploração (mas com educação) em meio a toda agressividade, indiferença e velocidade de uma metrópole como São Paulo. Uma proposta que tenta fazer com que o observador se surpreenda com o conteúdo da frase inserida no âmbito urbano, reflita por um tempo, ou pelo menos abra um sorriso no momento da leitura e passe adiante a mensagem”, afirma.

Marotta se uniu à artista Ceci Soloaga e formou, em 2010, o duo VJ Suave, criador do “movimento” Mais Amor Por Favor. Inspirado na campanha, o Sesc Carmo promove até dia 30 de abril uma mostra homônima, com uma série de intervenções artísticas que pede mais carinho, responsabilidade, respeito e educação em gestos e ações.

A exposição, que está espalhada por diversos espaços da unidade, aborda sobre como viver junto com respeito e gentileza. O objetivo da mostra e – das obras de Vj Suave – é “exaltar o amor por seu grande potencial transformador das relações do indivíduo com a sociedade”, além de propor uma reflexão sobre como lidar com situações cotidianas e os reflexos de nossas posturas.

As obras propõem que as pessoas prestem atenção às suas atitudes para que não se deixem levar pelo automatismo, pela indiferença, agressividade e agitação que interferem, na maioria das vezes, de forma negativa na maneira de se viver em comunidade/sociedade, especialmente em grandes metrópoles como São Paulo.

A exposição conta com imagens fixadas nas paredes como se fossem grafites e pichações, exibições de curtas-metragens, intervenções de artes visuais e grafites digitais. As atividades reforçam a diferença que palavras simples como “por favor”, “com licença”, “desculpe”, “obrigado(a)” fazem para a convivência entre as pessoas.

Até 10 de fevereiro, toda segunda-feira, das 12h às 14h, serão realizadas intervenções cênicas com quatro personagens que, inspirados no cotidiano das ruas de grandes cidades, fazem improvisações e interagem com o público: um poeta declama versos e frases temáticas, um “homem placa” convida as pessoas a escrever o que as faz felizes, um MC que improvisa com palavras sugeridas pelo público e um super-herói promove seu superpoder, a educação. Todas as atividades são livres e gratuitas.

Campanha Mais Amor Por Favor
Quando: até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h (exceto feriados)
Onde: Sesc Carmo – Rua do Carmo, 147, Centro – SP
Quanto: grátis
Classificação indicativa: livre para todos os públicos
Informações: (11) 3111-7000 ou no site da unidade