Sem categoria

RBA cria seção de dicas para corpo e mente enquanto você precisa ficar em casa

Solidariedade move pessoas a compartilhar conhecimento on-line para tornar melhor o ato de ficar em casa

São Paulo – Não tá fácil pra ninguém! A cada dia cresce o número de casos confirmados de pessoas adoecidas pelo novo coronavírus e o isolamento social é uma das poucas armas de que o Brasil dispõe prontamente para segurar o avanço da doença causada pelo vírus: a covid-19. As dicas dos especialistas e cientistas de todo o mundo civilizado passam pela necessidade de a população ficar em casa, a despeito do que diz o presidente da República – esse sim cada vez mais isolado diante dos absurdos que diz e comete. Ficar em casa tornou-se um ato de amor a si, ao próximo, à sociedade.

Não sabemos em que mundo viveremos quando tudo isso acabar. Mas, para acabar minimamente bem, precisamos nos preservar agora. Não adianta nenhum priorizar a preocupação com a economia – e com a nossa os governante não se preocupam há mais de cinco anos – se milhares de cidadãos, ou milhões, tiverem perdido a vida.

Para ajudar nessa lógica do ficar bem agora, um dia de cada vez, em casa, isolados fisicamente, mas presentes nas vidas um dos outros com boas práticas, a RBA criou a seção Coração Tranquilo.

Dicas de alimentação, saúde, meditação, exercícios, lazer, como lidar com nossos bichinhos que também acabam por ficar em casa: tudo para ajudar a manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo ao ficar em casa, como ensina o mantra cantado e eternizado por Walter Franco.

Salvar vidas

É um espaço no qual profissionais dos mais diversos campos publicarão textos, vídeos, imagens com dicas para tornar o dia a dia mais leve e saudável para todos que podem ficar em casas. Mais do que nunca, agora saúde é o que interessa. Mais nada tem pressa!

As contribuições são todas voluntárias e com base em aprendizado, estudo, conhecimento. Não são aceitas receitas “milagrosas”. Afinal, tudo que a gente não precisa agora, é espalhar mentiras. O Brasil já perdeu uma eleição para as fakenews, e agora está perdendo muitas vidas.

Há muita gente sofrendo e precisamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance para ajudar. Manter o pagamento de salários de empregados ou diaristas para que possam se preservar e manter em isolamento social. Continuar pagando em dia os serviços que agora pode consumir online, como academia, cursos. Fazer sua parte para combater o vírus, mas também o impacto que recai sempre sobre os mais pobres.

Estamos juntos e nos somando a tantas outras iniciativas importantes para tornar esse período tão difícil em dias melhores!

Confira a seguir quem contribui, até o momento, com Coração Tranquilo.

Terapia ayurvédica

Hanna Ayres trabalha com saúde atuando como terapeuta ayurvédica e com yogaterapia e alimentação consciente. Desde sua graduação em Biologia tem foco no estudo de plantas medicinais, alimentícias e ritualísticas. Luta para que a saúde e o bem-estar físico, mental e espiritual sejam acessíveis a todos.

Cuidado com os pets

Cristiane Claudino da Silva é bióloga e veterinária. Especializada na área de bem-estar e comportamento de animais. Trabalhou no Cão Cidadão, como consultora comportamental de cães e gatos e adestradora e agora mantém a Casa de Bichos, em Piracicaba (SP), que é uma creche (daycare) e hotel para cães. Além da consultoria comportamental, treina cães com método positivista e promove o bem-estar de uma maneira geral, para cães e famílias, proporcionando convívio melhor e mais equilibrado.

Psicologia solidária

Psicologia Solidária é um projeto que reúne mais de 700 profissionais de todo o Brasil para atender trabalhadores que estão à frente do combate à pandemia do coronavírus. Semanalmente, esses psicólogos falaram sobre os cuidados com a mente em tempos de pandemia.

Alimentação saudável

Úrsula Ferro é jornalista de formação e cozinheira de coração. Responsável pela Ayá Comidas Veganas, é especialista em panificação e na produção de queijos vegetais. Vai dar dicas de alimentação saudável, rica em nutrientes, saborosa e cheia de boas energias para equilibrar o corpo e a alma. Nascida em Belém do Pará, uma das 21 cidades no mundo eleitas pela Unesco como Cidade Criativa da Gastronomia, também vai trazer, vez ou outra, preparos amazônicos em suas versões 100% vegetais.

Cafezinho

Gisele Coutinho é jornalista e empreendedora responsável pela Pura Caffeina. Vende café, mas não apenas o produto. Vende a ideia de que o Brasil, como maior produtor de café e com tanta gente apaixonada por essa bebida – a mais consumida do mundo depois da água – deve aumentar seu consumo de café de qualidade. Para ela, café é um instrumento de transformação social. Afinal, café é alimento e muitas famílias contam com uma xícara de café com leite antes de ir trabalhar todos os dias.

Yoga para crianças

Rosa Muniz e João Soares, criadores da metodologia Yoga Com Histórias, que em 2020 completa 26 anos, liberaram seus vídeos onde pais e filhos, tios e sobrinhos, avós e netos podem curtir a yoga para crianças de uma forma lúdica e deliciosa. São excelentes ferramentas para desenvolver a sensibilidade física e emocional, além de construir resiliência, força e empoderamento  para as crianças e para toda a família.

Pilates

O Espaço Corpo Pilates foi fundado em 2011 pelas fisioterapeutas Fernanda Thomaz e Jussara Castro, profissionais com foco em cuidar de pessoas e interessadas por elas. Em 2016, Luana Barreto se somou à empreitada. Trabalham com a saúde e o bem-estar físico e mental, utilizando o método criado em 1920 pelo alemão Joseph H. Pilates. O objetivo é integrar corpo e mente por meio de diversos exercícios que promovem melhora do tônus muscular, realinhamento postural e alongamento corporal. O Pilates foi se aperfeiçoando ao longo das décadas considerando a evolução da ciência biomecânica, porém sem nunca perder a sua essência e filosofia de execução baseada nos seguintes princípios: respiração, power house, controle, concentração, fluidez de movimento e precisão.

Vinho

Adriana Cardoso é jornalista há mais de 20 anos, apaixonada por vinho antes mesmo de graduar-se em Viticultura e Enologia pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, campus São Roque, em 2019. Atualmente faz estágio na vinícola Villa Francioni, na Serra Catarinense. Quer comunicar de modo claro o mundo maravilhoso do vinho, ajudando a desmistificar preconceitos e dando um “xô!” na gourmetização.


Clique nos títulos das atividades ou no nomes das empresas e você será encaminhado para os textos ou vídeos com as dicas. Aproveite, cuide-se bem!