coração tranquilo

Cantor e compositor “de vanguarda”, Walter Franco morre em São Paulo, aos 74 anos

Artista havia sofrido um AVC e morreu "como se estivesse dormindo", segundo relato do filho

©Reprodução
©Reprodução
Além de canções ainda hoje consideradas "de vanguarda", Walter Franco deixou letras que inspiraram serenidade e reflexão

São Paulo – O cantor e compositor Walter Franco morreu na madrugada de hoje (24), aos 74 anos, em São Paulo. A informação foi publicada nos perfis oficiais do artista nas redes sociais e nos de seu filho, Diogo Franco. “Agradeço a todas as orações e boas vibrações nesses últimos dias, mas sinto dar a notícia de que nosso Walter Franco partiu tranquilamente”, escreveu.

Walter sofreu um AVC constatado no dia 16 e estava em coma desde então. “Ele teve um AVC hemorrágico numa área do cérebro sensível há 15 dias. Foi constatado como irreversível. Diante do acontecido, não tomou consciência, seguiu como se tivesse dormindo, com tratamento paliativo. Hoje por volta das 0h, 0h15, respiração ficou mais fraca e ele se foi tranquilamente”, afirmou Diogo ao portal UOL.

O músico passou a ser um dos principais nomes da chamada música de vanguarda durante a era dos festivais. A primeira canção a ser apresentada foi Não se Queima um Sonho, interpretada por Geraldo Vandré, em 1968. Outro momento marcante do início de carreira do compositor foi a apresentação da música Cabeça, de sua autoria, no Festival Internacional da Canção de 1972, de Rede Globo.

O álbum mais conhecido da carreira de Walter Franco foi Revolver, lançado em 1976. Destacam-se em sua obra também os álbuns Ou Não (1973), Respire Fundo (1978), Vela Aberta (1979), Walter Franco (1982) e Tutano (2001). Entre suas músicas mais conhecidas estão Coração tranquilo, Vela aberta, Serra do luar, Feito gente, Me deixe mudo – que teve uma versão gravada por Chico Buarque – e Canalha.

O velório será  na Funeral Home, na Bela Vista, região central de São Paulo, até as 19h. Em seguida, o corpo será levado para o crematório da Vila Alpina, na zona leste.


Ouça Coração tranquilo, uma das canções mais conhecidas de Walter Franco

Leia também

Últimas notícias