Protesto cobra posição de Kassab sobre impasse na meia-tarifa em ônibus para estudante

São Paulo – Cerca de 200 pessoas, segundo os organizadores, protestaram por melhores condições no transporte público de São Paulo nesta quinta-feira (12), realizando uma caminhada da prefeitura da capital […]

São Paulo – Cerca de 200 pessoas, segundo os organizadores, protestaram por melhores condições no transporte público de São Paulo nesta quinta-feira (12), realizando uma caminhada da prefeitura da capital paulista em direção à sede da São Paulo Transporte (SPTrans), autarquia responsável pela gestão do transporte municipal de São Paulo, no centro da capital. Os manifestantes querem uma posição oficial do prefeito Gilberto Kassab (PSD) sobre a possibilidade de revogação da meia-tarifa para estudantes que se deslocam entre a capital e outros municípios da região metropolitana.

No início da semana, a SPTrans publicou nota negando mudanças e mantendo o subsidio de 50% sobre as tarifas de ônibus intermunicipais a alunos que estudam em outras cidades. Mas os organizadores da manifestação entendem que o comunicado não foi claro e que é preciso obter uma declaração definitiva da autarquia. Os rumores de que haveria restrição de acesso ao direito ganharam força a partir da semana passada.

“A princípio, o protesto era contra a suspensão do direito à meia tarifa. Mas agora queremos uma posição mais clara sobre a revogação dessa suspensão. Queremos uma posição oficial, não apenas duas linhas de esclarecimento”, critica a estudante de Ciências Socias da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Carolina Ocampos.

De acordo com a Polícia Militar, a estimativa era de até 100 pessoas presentes. Não foram registrados incidentes entre os agentes de segurança e os manifestantes. O protesto desta quinta acontece um ano depois de a administração Kassa ter enfrentado uma sequência de protestos do Movimento do Passe Livre (MPL) e outras organizações contra o aumento da tarifa promovido em janeiro de 2011. Alguns integrantes do MPL também participam do protesto desta quinta.

Leia também

Últimas notícias