mobilidade

Prefeitura de São Paulo autoriza transporte de bicicletas em ônibus

Medida vale fora dos períodos de pico e pretende estimular o uso articulado de meios de transportes motorizados e não motorizados

arquivo/EBC

Ciclistas poderão levar bicicletas nos coletivos articulados fora do horário de pico

São Paulo – A partir de novembro, os usuários do transporte público de São Paulo poderão transportar bicicletas nos ônibus municipais fora dos horários de pico. A decisão foi publicada no Diário Oficial no último sábado (7).

A autorização vale apenas para os veículos de 23 metros, os articulados. Segundo a São Paulo Transporte (SPTrans), são 830 veículos desse tipo rodando na cidade. O embarque deverá ser feito pela porta traseira, ou na porta central quando houver. A restrição de período é para não atrapalhar o fluxo de passageiros nos momentos de uso intensivo. A portaria da secretaria municipal limita o transporte de uma bicicleta por veículo.

Durante a semana, as bicicletas poderão viajar nos períodos compreendidos entre as 10h01 e 15h59 e entre 19h01 até 5h59. Aos sábados, o embarque é autorizado a partir das 14h e nos domingos e feriados, durante todo o dia. O ciclista será o responsável pelo embarque da biclicleta – bem como o seu desembarque –, e após trava-la deverá efetuar o pagamento da tarifa.

Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, que assina a portaria, a decisão visa a promover o uso de transporte não motorizado – a bicicleta – de maneira articulada com os demais modais de transporte coletivo público, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável, diretrizes essas que constam no último Plano Diretor do município.