Ex-dono da Vasp é preso em Brasília por sonegação de impostos

justiça

Alan Marques/Folhapress

Wagner Canhedo, quando ainda comandava a Vasp: impostos e direitos a trabalhadores levam à prisão

Brasília – O empresário Wagner Canhedo, de 77 anos, dono da extinta Vasp, foi detido neste sábado em Brasília e deverá cumprir pena em regime semiaberto por evasão de impostos no estado de Santa Catarina, informou a polícia civil. A Justiça calcula que Canhedo sonegou impostos e deve em sentenças trabalhistas um valor entre R$ 3,5 bilhões e R$ 5 bilhões.

Canhedo foi detido na manhã de hoje e levado à Delegacia de Captura Policial Interestadual (DCPI), de onde será enviado à prisão na qual cumprirá uma sentença de quatro anos e meio de prisão, com direito a sair durante o dia e retornar à penitenciária para dormir. A Polícia Civil afirmou que, por já ser idoso, o empresário não deverá conviver com muitos presos durante o cumprimento da sentença.

Em 1990, Canhedo comprou a companhia aérea, leiloada pelo governo do estado de São Paulo, e ampliou sua presença no setor de transporte aéreo e terrestre, onde já atuava desde a década de 60. A Vasp, após 72 anos de operações, deixou de funcionar em 2005 e sua falência foi decretada pela Justiça em 2008.