Perdas

Depois do calor intenso, os temporais: pelo menos sete pessoas morrem no Rio

No Espírito Santo, governador anunciou que vai decretar estado de emergência

Reprodução
Reprodução

São Paulo – Depois de uma onda de calor extremo, os temporais chegaram à região Sudeste. No Rio de Janeiro, pelo menos sete pessoas morreram desde ontem (22), de acordo com o Comitê de Chuvas. Uma frente fria causa chuvas fortes no Rio e também no Espírito Santo. A previsão é de mais chuvas. Por isso, o prefeito da capital carioca, Eduardo Paes, pediu que as pessoas não se desloquem neste sábado (23) à noite.

As perdas humanas foram registradas principalmente na região serrana do Rio. Apenas em Petrópolis, o desabamento de uma casa causou a morte de quatro pessoas: uma idosa, um homem de 25 anos, uma mulher de 24 e um menino de 9. Hoje pela manhã, uma criança de 4 anos foi resgatada com vida sob os escombros, após 16 horas. Foi encontrada graças a um cão farejador do Corpo de Bombeiros.

Mas em Teresópolis, na mesma região, uma criança de 7 anos morreu após desabamento. Em Duque de Caixas, na Baixada Fluminense, um motorista se afogou depois que seu caminhão caiu em um rio.

Estado de emergência

Também hoje, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, afirmou que vai decretar estado de emergência devido às chuvas. A princípio, a medida valerá para 10 municípios.

Segundo a Defesa Civil capixaba, há 1.200 desabrigados, sendo mil apenas na região de Vargem Alta, onde houve rompimento de uma represa. Por enquanto não foram registradas mortes, mas há informações de pelo menos duas pessoas desaparecidas.

Em Lins, no interior de São Paulo, um carro caiu em um córrego durante chuva forte. Bombeiros conseguiram resgatar as duas pessoas que estavam no veículo.