Chesf aponta causas para apagão em oito estados do Nordeste

Salvador foi afetada pela queda de energia elétrica durante a noite e madrugada em parte do NE (Foto: Marco Aurélio Martins/Ag. A Tarde/Folhapress) São Paulo – Uma pane em uma […]

Salvador foi afetada pela queda de energia elétrica durante a noite e madrugada em parte do NE (Foto: Marco Aurélio Martins/Ag. A Tarde/Folhapress)

São Paulo – Uma pane em uma linha de transmissão da Chesf (Companhia Hidrelétrica do São Francisco) deixou oito estados da região Nordeste sem energia elétrica. Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte ficaram às escuras, desde às 23h30 da quinta-feira (3).

O problema, segundo a estatal, ocorreu na subestação Luiz Gonzaga, na cidade de Jatobá (Pernambuco). Um disjuntor teria recebido um falso comando eletrônico para desligar o sistema, o que afetou imediatamente seis linhas de alta tensão conectadas em cadeia. O funcionamento de três usinas ficou prejudicado: Paulo Afonso (na Bahia), Itaparica (Pernambuco) e Xingó (Alagoas).De

A empresa relata que o restabelecimento da energia começou por volta das 2h da manhã desta sexta (4). Para evitar que o blecaute atingisse todo o país, o sistema elétrico nacional isolou automaticamente a Região Nordeste.

ONS

Também até as 10h desta sexta, o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda não havia se manifestado sobre as causas da pane que provocou o apagão no Nordeste. Está marcada para a próxima segunda-feira (7), no Rio de Janeiro (sede do ONS), uma reunião entre o operador,representantes do ministério, a Chesf e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para discutir as causas que levaram ao blecaute.

Segundo Resolução nº 63/2004 da Aneel, a Chesf poderá ser multada no valor correspondente a 1% do faturamento ou sobre o valor estimado de energia produzida nos últimos 12 meses por causa do apagão ocorrido nesta madrugada.

Lobão

Pouco antes do meio-dia, o ministro das Minas e Energia, Edison Lobão, convocou coletiva de imprensa para falar sobre a queda do fornecimento de energia elétrica em parte do Nordeste. Ele associou a ocorrência a uma possível interpretação equivocada do sistema de proteção do sistema.

Segundo Lobão, quando houve a pane eletrônica, um operador tentou religar o sistema manualmente, o que foi interpretado pelos computadores da manutenção como sobrecarga, desligando a segunda linha. “Daí em diante, o sistema de segurança desligou outras linhas, numa reação em cadeia que isolou o Nordeste e o fornecimento caiu para 10% do necessário, o que causou o apagão.”

O ministro disse que a maioria das cidades afetadas já tinham voltado à normalidade “antes mesmo das 5h”. Ele prometeu a rápida conclusão das investigações sobre as razões do incidente. “Todo o sistema elétrico do país está trabalhando intensamente para que as causas sejam apuradas. Vamos apurar os danos e procurar, sobretudo, evitar que isso volte a acontecer.”

 

Com informações da Reuters e da Agência Brasil