Câmara de São Paulo irá retomar debate sobre portas de segurança nos bancos

São Paulo – O presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, José Police Neto (PSDB), se comprometeu a restabelecer o debate sobre a obrigatoriedade de instalação de portas de […]

São Paulo – O presidente da Câmara dos Vereadores de São Paulo, José Police Neto (PSDB), se comprometeu a restabelecer o debate sobre a obrigatoriedade de instalação de portas de segurança nas agências bancárias da capital. O compromisso foi firmado na quinta-feira (19), quando o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região esteve no gabinete do parlamentar para debater a importância do equipemanto para a proteção da vida de bancários, vigilantes e clientes

Em carta enviada a Police Neto em março, quando os bancos da capital anunciaram a retirada do equipamento das agências, a presidenta do sindicato, Juvandia Moreira, demonstrou preocupação e lembrou a luta da categoria. “Nós percebemos o aumento do número de assaltos em agências bancárias e estamos muito preocupados com a vida das pessoas.”

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, só nos dois primeiros meses de 2012, em São Paulo e Osasco, foram 18 registros de roubo a bancos. Segundo o diretor-executivo do sindicato e especialista em segurança bancária Daniel Reis, os dados comprovam o aumento no número de assaltos após a retirada das portas de segurança dos bancos.

De acordo com Reis a categoria conseguiu aprovar em São Paulo, em 2007, a lei que tornou a porta de segurança obrigatória na capital e hoje a necessidade consiste em reativá-la e colocá-la em prática. “É de extrema necessidade fazer esse debate com a sociedade para que possamos discutir a queda do veto da lei da porta de segurança. Um aumento de 32% dos assaltos a banco na capital faz com que a gente abra novamente esse debate com a comunidade.”

Antônio Donato, vereador do PT, foi convidado para pautar o debate na Casa e explicou como será a mobilização dos vereadores. “É muito importante essa iniciativa do sindicato de mobilizar a sua base. Espero que na Câmara nós possamos reverberar essa mobilização e de novo pautar para a  cidade esse tema que é muito importante”. O vereador garantiu que a bancada do PT vai atuar para estimular o debate.

Ouça aqui a reportagem da Rádio Brasil Atual na íntegra.

 

Leia também

Últimas notícias