visita

Agenda do papa prevê programação de sete dias no Brasil

Ele ficará a maior parte do tempo no Rio, onde ocorrerá a Jornada da Juventude, mas tem visita programada a Aparecida, em São Paulo

O protocolo do Vaticano prevê discurso no Palácio da Guanabara ao lado de Dilma (Foto: Alessandro Di Meo. EFE)

Brasília – O Vaticano divulgou hoje (7) a programação oficial do papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho, no Rio de Janeiro. Ele chega à cidade no dia 22 de julho e vai embora no dia 28. A programação inclui vários momentos em que Francisco vai se deslocar no papamóvel. Também foi confirmada a ida do papa a Aparecida, no interior de São Paulo.

Na chegada ao Rio, Francisco será recebido pela presidenta Dilma Rousseff, pelo arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta; pelo arcebispo de Aparecida e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Raymundo Damasceno Assis; pelo governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB) e pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB).

Do aeroporto, o papa segue para o Palácio Guanabara, sede oficial do governo do estado, a bordo do papamóvel. Na ocasião o papa e Dilma devem discursar. Durante a permanência no Rio, Francisco ficará hospedado em Sumaré, próximo ao Alto da Boa Vista. A programação do dia 23 é privada.

No dia 24, o papa segue de helicóptero para a cidade de Aparecida, onde será recebido pelo arcebispo dom Raymundo Damasceno Assis e pelo reitor do santuário, padre Domingos Sávio da Silva. Retorna à tarde para o Rio, onde visitará o Hospital São Francisco de Assis.

No dia 25, Francisco se encontra com Eduardo Paes no Palácio da Cidade e “abençoa” as bandeiras oficiais dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Em seguida, visita a Comunidade da Varginha – Manguinhos, favela pacificada onde será recebido por padres e freiras. À tarde, Francisco vai para Copacabana, participar da Jornada Mundial da Juventude.

Na sexta-feira, dia 26, Francisco vai para a Quinta da Boa Vista, onde ouvirá a confissão de cinco jovens, representando os continentes. Após as confissões, Francisco segue para o Palácio São Joaquim, residência do arcebispo do Rio de Janeiro. No local, vai conversar com cinco jovens detentos e, ao meio-dia, fará a oração do Angelus, no balcão do palácio.

Em seguida, Francisco se reúne com 20 membros do comitê organizador da jornada e dez patrocinadores e almoça com 12 jovens de várias nacionalidades.

No dia 27, celebra missa na catedral da cidade e se encontra depois com autoridades no Theatro Municipal.

No domingo 28, Francisco segue para Guaratiba, onde celebra missa. Depois vai ao Riocentro para reunião com 15 mil voluntários da jornada, onde também deve discursar. Pega o avião de volta para Roma às 19h.

Com informações da Agência Brasil.