Sem-teto da ocupação Zumbi dos Palmares ocupam sede da Caixa em Campinas

Grupo de 200 manifestantes faz ato simbólico no saguão do prédio (Foto: MTST) São Paulo – Um grupo de 200 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupa desde […]

Grupo de 200 manifestantes faz ato simbólico no saguão do prédio (Foto: MTST)

São Paulo – Um grupo de 200 manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupa desde às 9h da manhã de hoje (18) a sede da Caixa Econômica Federal, no centro de Campinas. Os sem-teto reivindicam ser recebidos por um representante do governo federal para discussão do destino de 450 famílias que vivem na ocupação Zumbi dos Palmares, no Jardim Denadai, em Sumaré, a 23 quilômetros de Campinas. Mantido há cinco anos, o acampamento está ameaçado de despejo e as famílias querem garantias de apoio às famílias, com auxílio-aluguel.

De acordo com a coordenadora regional do MTST Daniela Cristina, os manifestantes não deixarão o prédio sem ser recebidos por um representante do governo. “Todas as famílias foram cadastradas no programa Minha Casa, Minha Vida. Mas isso não é o suficiente. Não estamos exigindo permanecer na área, mas não podemos sair sem destino. Além disso, o tempo para as famílias deixarem a área é muito curto, temos até domingo (21). O auxílio-aluguel é uma forma de, ao menos, não deixar a população na rua”, explica.

Segundo a militante, as famílias foram recebidas pelo superintendente da unidade, que se prontificou a mediar as negociações. Estão presentes a Guarda Civil Metropolitana e da Polícia Militar, mas não houve confronto.