Kassab assina projeto que prevê incentivo de R$ 420 milhões para Itaquerão

Alckmin promete que a abertura da Copa do Mundo será mesmo em São Paulo

Além de Kassab, participaram do ato o governador Geraldo Alckmin, o ministro Orlando Silva e o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez (Foto: Nelson Antoine/FotoarenaFolhapress)

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (ex-DEM, rumo ao PSD), assinou, na manhã desta quarta-feira (20), o projeto de lei que garante incentivo de R$ 420 milhões para a construção do estádio do Corinthians, apelidado de Itaquerão. A ajuda foi aprovada em votação dupla pelos vereadores de São Paulo e, com a sanção de Kassab, a capital paulista pretende assegurar o posto de favorita para sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014.

Estavam lá, além de Kassab, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o ministro do Esporte, Orlando Silva, e o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez.

Durante as votações na Câmara e mesmo após a aprovação, a população se divide entre os benefícios que uma obra dessa magnitude traria para a cidade e os recursos que deixarão de ser arrecadados pelos cofres públicos para financiar um projeto particular. Esse valor não virá diretamente das reservas da prefeitura, e sim dos Certificados de Incentivo ao Desenvolvimento (CIDs), que poderão ser vendidos a qualquer empresa ou pessoa futuramente.

As obras de infraestrutura na região do estádio foi um dos temas principais nos discursos do prefeito paulistano e do governador Geraldo Alckmin, que garantiu mais investimentos no transporte público para atender à demandas da região até 2014.

“São Paulo é a casa do futebol. Em 2014 teremos o estádio do Corinthians, que será também a casa de santistas, palmeirenses e são-paulinos durante o Mundial”, disse o governador, santista, referindo-se à cidade de São Paulo como “a pátria do futebol”.

Andrés Sanchez tratou de valorizar o local que, segundo ele, “é algo muito maior que o estádio do Corinthians. É algo muito importante para todo o povo da zona leste, que é muito guerreiro”.

Após sancionar o incentivo, Kassab (são-paulino) agradeceu ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – que trouxe a Copa para o país –, à presidenta Dilma Rouseff, ao ex-governador de São Paulo José Serra (palmeirense) e ao atual governador, Geraldo Alckmin, pelas contribuição na tentativa de viabilizar a abertura do evento na capital paulista.