SPTrans entra na Justiça contra greve em empresa de ônibus na capital paulista

Trabalhadores esperam garantia sobre o recebimento de direitos trabalhistas

São Paulo – A São Paulo Transporte (SPTrans) informou que entrou nesta quarta-feira (2) com uma medida cautelar no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região, alegando que a paralisação dos funcionários da Viação Himalaia não tem justificativa.

De acordo com Nailton Francisco de Souza, coordenador do Departamento de Comunicação do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário e Urbano de São Paulo (Sindmotoristas), a entidade espera um posicionamento do TRT sobre a greve e um convite para uma nova reunião com a Viação Himalaia.

A greve atinge nesta quarta as duas garagens da empresa, no Tatuapé e em Sapopemba, na zona leste. Segundo Souza, a greve tem 100% de adesão. Os trabalhadores, afirmou, estão insatisfeitos com a incerteza causada pela tranferência de linhas da Himalaia pela Viação Nova Horizonte desde 2010. Eles querem uma garantia de que irão receber todos os direitos refererentes aos anos trabalhados para a Himalaia.

A SPTrans acionou o Plano de Atendimento Entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), desde as 3h30 da manhã, para atender as principais linhas prejudicadas pela greve. São 152 ônibus operando em 17 linhas.