Governo do Rio terá apoio de 800 homens do exército

Ministério da Defesa determina apoio das Forças Armadas, a pedido do governador Sérgio Cabral. Polícia Federal também participa

Policiais e soldados fazem patrulha na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, no quinto dia de violência da cidade. (Foto: Sergio Moraes/Reuters)

São Paulo – O governo federal determinou o apoio das Forças Armadas ao governo fluminense nas operações contra os ataques de criminosos no Rio de Janeiro. De acordo com nota do Ministério da Defesa, o apoio foi solicitado pelo governador Sérgio Cabral e autorizado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Serão mandados para a capital fluminense 800 militares do Exército, “para garantir a proteção dos perímetros das áreas ocupadas pelas polícias”. A nota também informa que a polícia fluminense terá ainda o apoio de dois helicópteros da Força Aérea e dez blindados de transporte, além de equipamentos de comunicação e óculos para visão noturna.

Em entrevista coletiva no início da noite desta quinta-feira (25), o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, prometeu novas operações nesta sexta-feira (26), agora com apoio da Polícia Federal. Segundo ele, 300 agentes já estão aquartelados em batalhões do Estado. Nesta quinta, seis tanques blindados cedidos pela Marinha foram empregados.

Desde domingo, 55 veículos foram incendiados e arrastões, com 121 pessoas presas pela polícia no Rio. Há registros de 30 mortos. Tanto o governador Sérgio Cabral como o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, sustentam que as ações são ataques coordenados do crime organizado, em reação à política de segurança adotada pela gestão. A principal frente são as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), aliadas ao deslocamento de apenados de presídios do Rio de Janeiro para outros estados.