Pernambuco

Depois de tragédia, Roncadorzinho dá o passo inicial para regularização das terras dos posseiros

Representantes do instituto de terras do governo estadual iniciaram levantamento das áreas de produção

Fotos Fetape (Montagem RBA)
Fotos Fetape (Montagem RBA)
Representantes do Iterpe na comunidade: antiga reivindicação

São Paulo – Quase um mês depois do ataque que causou a morte de um menino de 9 anos, filho de líder comunitário do Engenho Roncadorzinho, a comunidade na área da Zona da Mata Sul de Pernambuco deu um passo para a reivindicada regularização das terras. Representes do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado (Iterpe), ligado ao governo do estado, começaram ontem (8) a fazer o levantamento das áreas de produção dos posseiros. “Uma conquista para as 76 famílias que lutam pela regularização da terra onde vivem há décadas”, diz a Fetape, federação pernambucana dos trabalhadores na agricultura familiar.

A atividade continuou nesta quarta-feira (9), com acompanhamento da federação estadual e do Sindicato de Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Barreiros, município onde se localiza o Roncadorzinho. De acordo com a Fetape, na manhã de hoje representantes dos trabalhadores se reuniram com a Secretaria de Ação Social de Barreiros “para agilizar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico) das famílias para acesso aos programas de reforma agrária”.

O levantamento da área é uma antiga reivindicação dos trabalhadores, junto com as entidades sindicais, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e outros movimentos, com apoio de parlamentares estaduais e federais.

Em 10 de fevereiro, o menino Jonathas Oliveira, de 9 anos, foi assassinado a tiros por um grupo de homens armados que invadiu a área. Ele era filho de Geovane da Silva Santos, presidente da associação dos moradores. No mês passado, o promotor de Justiça de Barreiros, Júlio César Cavalcanti Elihimas, declarou que o crime era “típico de atividade de grupo de extermínio e pistolagem”. A polícia prendeu dois homens e interditou um menor.


Leia também


Últimas notícias