Água

Sangria de açude onde foi filmado ‘Bacurau’ faz a festa da população no Seridó potiguar

Gargalheiras está a poucos centímetros de atingir a capacidade máxima e transbordar. Cineasta fez postagem

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook
Postagem de Kleber Mendonça, diretor de 'Bacurau': o Gargalheiras há seis anos e agora

São Paulo – Cena do filme Bacurau (2019) mostra o personagem Pacote (Thomas Aquino) indo pedir ajuda ao foragido Lunga (Silvero Pereira) para enfrentar forasteiros hostis que ameaçam a população. O local é inóspito, um pedaço de deserto nas redondezas da cidade. Hoje, o açude Gargalheiras, na região do Seridó, no Rio Grande do Norte, está em festa.

O próprio cineasta Kleber Mendonça Filho, um dos diretores do longa, postou em sua rede social imagens de 2018, durante as filmagens, e atuais. “Deve sangrar hoje pela primeira vez em 11 anos”, escreveu. Segundo ele, “dá até tontura” ver.

Ele se refere ao termo “sangria”, usado quando um reservatório atinge a capacidade máxima e transborda. A população se concentrou diante do açude para ver. Um dos maiores açudes do Rio Grande do Norte, o Gargalheiras é patrimônio histórico, ambiental e turístico potiguar.

“É um evento que vai muito além da certeza de que haverá água na torneira nos próximos anos. O Gargalheiras é lindo e tem um significado muito grande, de pertencimento para a população do Seridó. De querer fazer parte desse momento”, afirmou ao portal g1 o jornalista Anthony Medeiros, de Currais Novos, cidade vizinha.

De 2017 a 2019, o açude chegou a ficar completamente seco. A capacidade do Gargalheiras permite abastecer uma população de 56 mil pessoas durante aproximadamente quatro anos.

Com o nome oficial de Marechal Dutra, o açude chegou na manhã desta quarta-feira (3) a 97,3% de sua capacidade, segundo atualização do Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn). Assim, faltavam apenas 12 centímetros para a sangria. A prefeitura de Acari marcou para o próximo domingo (7) a Festa do Gargalheiras.

“Pro Lunga, não falta mais água”, escreveu um leitor na postagem.


Leia também


Últimas notícias