População negra

Pesquisa inédita evidencia injustiças da política de drogas sobre a população negra

Política de drogas segue uma trajetória de manutenção das desigualdades e do racismo. É o que evidencia estudo da Iniciativa Negra

Reprodução
Reprodução
Trata-se de um exame minuscioso que evidencia como as políticas de drogas vigentes levam ao encarceramento massivo da população negra

São Paulo – A organização Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas lançou hoje (15) uma pesquisa sobre o impacto da guerra às drogas na população brasileira. Trata-se de um exame minucioso que evidencia como as políticas de drogas vigentes levam ao encarceramento massivo da população negra. O estudo é intitulado “Iniciativa Negra por Direitos, Reparação e Justiça”.

Trata-se do primeiro estudo divulgado pela iniciativa. A pesquisa engloba análises dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pará, São Paulo e Distrito Federal. Além de dados relativos à criminalização da população negra, particularmente da juventude, o estudo adotou uma abordagem criminológica, ou seja, a partir de elementos empíricos, de campo.

Constam, no estudo, relatos de vítimas de injustiças criminais em cada um dos estados mencionados. Assim, revelando relação entre a política de drogas e as ocorrências de injustiças criminais. Além disso, o estudo abordou a falta de debate sobre a definição de questões relacionadas à política de drogas. Também existem propostas de medidas. Entre elas, para orientar ações na construção de uma política mais justa e eficaz para os grupos mais afetados pela atual guerra às drogas.

Além disso, o documento examina e apresenta uma análise dos conceitos fundamentais, iniciativas legislativas e políticas públicas de aceitação que já estão em vigor. A pesquisa abordou três metodologias: pesquisa documental, reflexões sobre a preparação em diferentes áreas geográficas e trabalho de campo.

O relatório

É possível acessar o relatório completo no site da Iniciativa Negra. Os organizadores argumentam que esta é “uma das primeiras pesquisas do Brasil que aproxima grupos diretamente atingidos pela guerra às drogas ao debate sobre medidas de reparação”. Então, eles deixam o desejo de que o material seja útil, tanto para fins acadêmicos como, especialmente, para fins de elaboração de políticas públicas.”

“O principal intuito é que os resultados obtidos pela Iniciativa Negra com a realização deste projeto sejam úteis para as diferentes organizações, coletivos e movimentos que lutam para combater as injustiças criminais que atingem cotidianamente a população negra brasileira.”

Assista à matéria da TVT sobre o tema no Seu Jornal: