mobilidade

Entidades discutem alternativas para o financiamento do transporte público

Debate organizado pela Rede Nossa São Paulo e a Frente da Nacional de Prefeitos terá participação de representantes da FGV, do Ipea e do Dieese, entre outras organizações

Alf Ribeiro/Folhapress

Alternativas de financiamento para o sistema poderiam reduzir necessidade de reajustes tarifários

São Paulo – A Rede Nossa São Paulo promove amanhã (13), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos, um debate sobre alternativas de financiamento para o transporte público nas cidades brasileiras, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, centro de São Paulo, a partir das 9h30.

No encontro, o chefe do Centro de Crescimento Econômico do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samuel de Abreu Pessôa, apresentará um estudo inédito com simulações de financiamento do sistema pela Contribuição de Intervenção de Domínio Econômico sobre Combustíveis (Cide) e seus possíveis impactos no barateamento dos custos das tarifas e efeitos deflacionários.

Segundo a Nossa São Paulo, o prefeito Fernando Haddad (PT), que desde o início do mandato vem defendendo o uso da Cide como alternativa para financiar o sistema, vai participar do encontro. A assessoria do prefeito não confirmou sua presença.

Também participam a deputada federal e autora da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 90/2011, que estabelece o transporte público como direito fundamental, Luiza Erundina (PSB-SP); o diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganz Lúcio; e o técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho.

Desde as manifestações pela revogação do aumento nas tarifas de transporte público, de R$ 3 para R$ 3,20, realizadas em junho, o financiamento é uma das questões que mais divide opiniões entre especialistas e poder público. A grande questão é como manter o funcionamento do sistema e ao mesmo tempo reduzir as tarifas.

No evento também será discutida a relação entre a melhora do transporte público e os possíveis benefícios disso para a saúde da população e o meio ambiente, com a participação do especialista em poluição atmosférica e fundador do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Paulo Saldiva, e do diretor-executivo do Greenpeace, Fernando Rossetti.

Leia também

Últimas notícias