Violência

Morre estudante que caiu de viaduto durante protesto em Belo Horizonte

Douglas Henrique de Oliveira tinha 21 anos e é a quinta pessoa a morrer em consequência dos protestos que tomaram de assalto as principais cidades brasileiras desde o começo de junho

Mídia Ninja. CC

O protesto de ontem em BH deixou sete feridos e 25 presos, com repressão próxima ao Mineirão

São Paulo – O jovem que caiu de um viaduto no protesto reprimido ontem (26) pela Polícia Militar em Belo Horizonte, na Avenida Antônio Carlos, perto Mineirão, morreu hoje (27) no hospital, vítima de fraturas múltiplas. A manifestação, que reuniu mais de 50 mil pessoas, ocorreu durante a partida entre Brasil e Uruguai pela semifinal da Copa das Confederações.

Quando tentou se aproximar do estádio, para demonstrar suas discordâncias com a organização do evento, a marcha foi duramente reprimida pela polícia – que na semana passada alertou que teria “tolerância zero” com os manifestantes. Por exigência da Fifa, as autoridades brasileiras devem estabelecer um cordão de isolamento em torno das arenas que abrigam os embates da Copa das Confederações. A mesma regra valerá para a Copa do Mundo de 2014.

O jovem que caiu do viaduto e acabou morrendo se chama Douglas Henrique de Oliveira, tinha 21 anos e é a quinta pessoa a morrer em consequência dos protestos que tomaram de assalto as principais cidades brasileiras desde o começo de junho. Na segunda-feira (24), duas mulheres morreram atropeladas por um motorista que lançou seu veículo contra uma barreira feita por manifestantes em uma estrada de Goiás.

Na semana passada, um jovem perdeu a vida igualmente atropelado na cidade de Ribeirão Preto. Até o momento, a única vítima direta da ação policial foi uma gari, que morreu após sofrer uma parada cardíaca em Belém. O mal súbito foi ocasionado pela inação de gás lacrimogêneo.

Os enfrentamentos terminaram com 25 presos e sete feridos, entre eles outro estudante que caiu do mesmo viaduto. Parte dos manifestantes provocou um incêndio em uma concessionária de veículos, atearam fogo em alguns veículos e saquearam lojas na região de Pampulha.

Com informações da agência EFE

 

 


Leia também

Últimas notícias