Respeito e crescimento

Maricá (RJ) reforça vocação progressista, com foco na empregabilidade LGBTQIAP+

Cidade fluminense realiza nesta quarta o evento “Empregabilidade, Empreendedorismo e Geração de Renda para LGBTQIA+”, priorizando equidade e inclusão

Reprodução
Reprodução
"Estamos orgulhosamente anunciando um evento incrível centrado na comunidade LGBTQIA+. Neste que é um momento de união, respeito e celebração"

São Paulo – A cidade de Maricá, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, realiza amanhã (20) a feira “Empregabilidade, Empreendedorismo e Geração de Renda para LGBTQIA+”. A cidade volta a exercer sua vocação progressista para atender essa população historicamente marginalizada e refém de preconceitos estruturais no Brasil e no mundo.

Dados da pesquisa “Observatório Sobre Empregabilidade LGBT” de 2023 dão conta de que apenas 8% dos cargos de liderança em empresas são ocupados por pessoas deste grupo. Além disso, 35% dos entrevistados para o estudo afirmam que já sofreram preconceito no trabalho.

Inovação e inclusão em Maricá

Diante deste cenário, a prefeitura de Maricá lança essa iniciativa, aliada a outras que buscam inovação, particularmente no setor industrial. A cidade que, até o início do século, exercia sua vocação turística, deu um salto de qualidade de vida. Segundo o IBGE, teve crescimento acima da cidade de São Paulo. E ultrapassou a megalópole paulista no PIB industrial.

Agora, a bela cidade praiana busca exercer também a liderança em equidade, igualdade material. “Estamos orgulhosamente anunciando um evento incrível centrado na comunidade LGBTQIA+. Neste que é um momento de união, respeito e celebração, queremos convidar a todos para se juntar a nós nesta festa de igualdade, aceitação e diversidade”, afirma a organização.

Roda de conversa

“Neste evento, teremos uma variedade emocionante de atividades que vão desde roda de conversa, palestra informativa a debate de ideias e propostas. Poderemos conhecer histórias inspiradoras, ampliar nossa compreensão sobre a diversidade e fortalecer os laços de respeito e solidariedade entre todos nós”, completa.

Participarão de uma conversa durante o evento uma série de pessoas ligadas às lutas LGBTQIA+. Entre eles:

  • Almir França – professor, estilista, cenógrafo, ativista dos movimentos LGBTQIA+ e coordenador da Escola de Divines para População Trans
  • Lohana Carla – idealizadora do Instituto Trans de Favela e coordenadora da CasaNem/RJ
    • Carlos Alves – presidente do Conselho Municipal de LGBTQIA+ de Maricá e coordenador geral LGBTQIA+ de Maricá
  • Raphael Billé – artista plástico, coordenador da pasta de artesanato da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e organizador das feiras.
  • Christiane Corrêa – coordenadora da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias
  • Participação dos técnicos do Sebrae-RJ:
    • Leonardo Martins
    • Antony Costa

Serviço

Data: 20/12
Horário: 14h
Local: Auditório da Incubadora de Inovação Social em Tecnologias
Rua Van Lerbergue, QD. 45, LT. 19, Jardim Atlântico Oeste, Itaipuaçu – Maricá/RJ