maior competição

Licitação para transporte público paulistano começa na próxima semana

Prefeito destacou que o processo vai garantir mais competidores do que as tradicionais empresas que há décadas operam o transporte na cidade

Oswaldo Corneti/Fotos Públicas

Prefeito disse que a forma de garantir mais competidores na licitação será dada pela estatização das garagens

São Paulo – O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, disse ontem (24), em debate com o público na Casa do Saber, zona sul da cidade, que a licitação para concessão do transporte público da cidade terá início na próxima semana. A afirmação foi feita quando o prefeito foi indagado sobre as razões da demora desse procedimento.

“A licitação é de 20 anos e nós queremos uma taxa interna de retorno para os editais, garantindo que o lucro do empresário fique dentro (de limites aceitáveis)”, afirmou. O prefeito destacou que o processo vai garantir mais competidores do que as tradicionais empresas que há décadas operam o transporte na cidade.

Haddad disse que a forma de garantir mais competidores na licitação será dada pela possibilidade de estatizar as garagens, que atualmente são propriedade das empresas de ônibus. “Nós baixamos decretos de utilidade pública de todas as garagens da cidade”, afirmou. “Quem ganhar vai poder pedir para desapropriar a garagem para ele entrar.”

Haddad enfatizou no debate que essa é a única alternativa para ampliar a participação de empresas no transporte público da cidade, que atende a cerca de 10 milhões de passageiros por dia. “Não é uma solução burocrática, queremos atrair novos competidores”, disse.

Ao longo do debate, o prefeito desenvolveu a ideia de que o acesso à terra faz parte da dinâmica da gestão política e econômica da cidade. “É preciso compreender que existe um bem na cidade, que é finito, que é a terra”, afirmou.

“O solo e o acesso ao solo definem a dinâmica da cidade. O maior desafio da administração pública é garantir o acesso, se isso não está garantido as tensões vão aumentando.” Segundo o prefeito, as desapropriações de garagens estão inseridas nessa lógica, que poderá dar mais dinamismo ao transporte público com os novos competidores.