Seleção

Concurso nacional tem 2,1 milhões de inscritos confirmados: provas serão realizadas em 5 de maio

Segundo o governo, “é o maior processo seletivo de vagas na administração pública da história”

Marcello Casal Jr / Agência Brasil
Marcello Casal Jr / Agência Brasil

São Paulo – O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) teve mais de 2,1 milhões de inscrições confirmadas. Assim, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), “já é o maior processo seletivo de vagas na administração pública da história”. O número final será confirmado ao longo da semana, depois da compensação bancária de todos as Guias de Recolhimento da União (GRUs). Em torno de 2,6 milhões de inscreveram para o chamado “Enem dos Concursos”, mas nem todos efetuaram o pagamento. O prazo terminou na última sexta-feira (16).

De acordo com o governo, o número representa a soma dos 1,5 milhão de inscritos com pagamento confirmado até o fim de semana e mais de 600 mil isentos do pagamento. Estes pertencem a quatro grupos: incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), bolsistas do Universidade para Todos (ProUni), financiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e doadores de medula óssea.

Os detalhes das inscrições deverão ser anunciados apenas na próxima quinta-feira (22), em entrevista coletiva, pela ministra Esther Dweck. Ela fará o balanço final e o número de inscritos por bloco temático.

Provas e convocação

As provas estão marcadas para 5 de maio. A aplicação será feita de forma simultânea, em 220 municípios das 27 unidades da federação, incluindo questões objetivas específicas e dissertativas. O concurso vai selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos federais.

Os resultados das provas objetivas, assim como preliminares das provas discursivas e redações, serão divulgados em 3 de junho. Já o resultado definitivo será anunciado em 30 de julho, e a convocação – para posse e cursos de formação – começará em 5 de agosto.

O Ministério alerta os candidatos sobre a importância de estarem cientes do conteúdo do edital escolhido. Ao todo, são oito documentos que reúnem as regras para concorrer a uma ou mais carreiras divididas por blocos temáticos.