CLAMOR

Antoninho Trevisan diz que combate a fome pede chamamento do governo

Um dos responsáveis pelo sucesso do Programa Fome Zero no governo Lula afirma ser necessário um clamor para que a sociedade se mobilize em torno de um objetivo

Alesp
Alesp
Antoninho Trevisan é contador e atuou no Fome Zero

São Paulo – Antoninho Trevisan, contador, consultor e professor, foi um dos principais responsáveis pelo sucesso do Fome Zero no governo Lula. Ele foi o convidado do programa Entre Vistas, apresentado pelo jornalista Juca Kfouri na Rede TVT e que foi ao ar na noite de sexta-feira (20). Trevisan afirmou que um dos motivos do sucesso do Fome Zero foi o engajamento da sociedade, após chamamento do governo federal.

A pergunta que levou à afirmação de Trevisan foi feita por José Graziano da Silva, ministro da Segurança Alimentar em 2003 e 2004, que apresentou o contador como “o homem que mobilizou o PIB brasileiro para combater a fome. Toninho criou uma ONG, botou a Dona Marisa lá para encabeçar e reuniu os maiores grupos empresariais do Brasil naquela cruzada que fizemos junto com a sociedade civil em apoio ao governo na política de erradicação da fome.”

Sorridente, Antoninho Trevisan explicou a seguir que “quando os governantes não conclamam, não tocam, não emocionam a sua gente, ela permanece cuidando das suas coisas. Não é que eles são figuras que não percebem a necessidade, falta política pública, chamamento. Se um governo que fosse só depender de um técnico, era só contratar um head hunter, um recrutador de talentos. Governo mobiliza pela emoção, na hora que ele confronta os fatos com a realidade e na hora que ele sensibiliza e ela responde. A prova foi que em dez anos tiramos o Brasil do Mapa da Fome. Parece complexo, não foi. Na pequena ajuda que demos, tínhamos a disposição pessoas, grupos, conselhos que também sensibilizaram quando foram chamados a compartilhar.”

Assista ao trecho

Assista à integra da entrevista


Leia também


Últimas notícias