#VaiVotar

Cada voto conta: artistas mobilizam eleitores a comparecer às urnas no domingo

E também cresce o apoio a Lula na classe artística: Xuxa, Angélica, Paolla Oliveira, Giovanna Ewbank declararam voto no petista nas redes sociais

Reprodução/Mídia Ninja
Reprodução/Mídia Ninja
"Melhor votar agora do que reclamar depois"

São Paulo – Artistas de diversas áreas lançaram ontem (27) um vídeo para incentivar os eleitores a comparecer às urnas no próximo domingo (2), primeiro turno das eleições. O vídeo curto – com o chamado “cada voto conta” – compartilhado nas redes sociais, é uma iniciativa do coletivo 342 Artes, em parceria com a Mídia Ninja.

“Está chegando a hora de você se valorizar”, diz a atriz Glória Pires. “No domingo, 2 de outubro, será realizado o primeiro turno das eleições”, anotam os atores Antonio Fagundes e Herson Capri. “E é na urna que você deposita a sua esperança”, completa Luiz Miranda.

“O voto pode mudar a sua vida”, destaca Marcos Caruso. “Melhor votar agora do que reclamar depois”, alerta o ator e ex-BBB Babu. “Cada voto conta”, frisa Lima Duarte.

Campanha “Cada voto conta”

Em outro vídeo, a jornalista e apresentadora Fátima Bernardes também fez o seu apelo. “Não deixe de votar. Seu voto é muito importante! Cada voto importa”. Ela destaca que, ainda hoje, tem muita gente que se sente “pressionada” e “ameaçada” na hora de votar. “Mas não se esqueça: na solidão das urnas eletrônicas, que são completamente seguras, é só você e a sua consciência.”

Assim, a hashtag #VaiVotar, lançada pela campanha, já acumula cerca de 5 mil menções no Twitter. Além do compromisso cívico, diversos analistas alertam que as abstenções, que atinge de maneira desproporcional os mais pobres, pode afetar negativamente a votação do candidato da coligação Brasil da Esperança à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que lidera todas as pesquisas, principalmente nessa fatia do eleitorado.

O coletivo 342 Artes também é responsável pela iniciativa “Vira Voto”, com diversos clipes em que inúmeros expoentes da cultura nacional pedem o voto em Lula, de modo a encerar a disputa já no primeiro turno.

Nossa arma é o voto

O cantor e compositor Chico Buarque, que participou da propaganda oficial de Lula, deixou uma mensagem emocionante: “Podemos não torcer pelo mesmo time, não gostar das mesmas músicas ou não ser da mesma turma. Mas nossas diferenças são menores do que aquilo que nos une: o amor pelo Brasil. Por isso, vamos juntos. Porque se as armas deles são pistolas e fuzis, a nossa arma é o voto”.

Apoio a Lula cresce

Como vem ocorrendo nas últimas semanas, o apoio a Lula cresce entre a classe artística, assim como em outros setores da sociedade. Nesta quarta (28), a atriz Paolla Oliveira fez a sua declaração de voto nas redes sociais. “Voto @LulaOficial pela cultura, pelas famílias, pelos indígenas, pelo meio ambiente, pelos negros, pelos LGBTQIA+, pelos mortos de Covid-19, pelas mulheres, voto por mim, voto até por quem não vota”, escreveu ela no Twitter.

Do mesmo modo, a atriz Geovanna Ewbank também postou o seu recado:

Hoje também foi o dia do jornalista e apresentador Zeca Camargo gravar um vídeo no Instragram, em tom bem humorado.

Do mesmo modo, o também jornalista e apresentador Rodrigo Alvarez denunciou os casos de corrupção da família Bolsonaro e disse que torce pela vitória de Lula já no primeiro turno.

Ontem foi a vez de a apresentadora Angélica rebater uma nota publicada pela Folha de S.Paulo que dizia que ela estaria indecisa sobre o seu voto.

Em vez de falar ou escrever, Xuxa usou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se posicionar.

Também sem usar uma palavra, a cantora e ex-BBB Juliette se posicionou mais uma vez, em recado a sua legião de seguidores.


Leia também


Últimas notícias