TIMES DE TODXS

Clubes estampam homenagens à luta LGBTQIA+; Germán Cano, do Vasco, ergue bandeira do arco-íris

Vasco, Flamengo, Fluminense e Santos estamparam as cores da bandeira do arco-íris em seus uniformes, em homenagem à luta LGBTQIA+

REPRODUÇÃO/PREMIERE
REPRODUÇÃO/PREMIERE
Ao abrir o placar na vitória por 2 a 1 contra Brusque, o jogador do Vaso, German Cano, ergueu a bandeirinha de escanteio na comemoração, com as cores do arco-íris

São Paulo – Quatro clubes brasileiros estamparam as cores da bandeira do arco-íris em seus uniformes, no último domingo (27), durante partidas das séries A e B do Campeonato Brasileiro, como forma de apoio e homenagem à luta contra o preconceito: Fluminense, Flamengo, Vasco da Gama e Santos. A ação foi feita em razão do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, comemorado nesta segunda-feira (28).

Na Serie B, o Vasco da Gama promoveu a ação mais impactante. O clube substituiu a clássica faixa preta pelas cores do arco-íris. A peça especial esgotou em uma hora e o time carioca reverteu parte da verba arrecada à Casa Nem, instituição de acolhimento de pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade social.

Além disso, o o clube publicou um manifesto sobre o tema. “O mundo dos esportes não é um espaço que aceite as mudanças com facilidade e leveza. Pudera: o esporte é um reflexo da sociedade que o rodeia e, portanto, reproduz seus estereótipos e práticas, seus valores e preconceitos”, lamenta a nota, que ainda acrescenta. “Estamos conscientes de que uma parte das mudanças acontece dentro de nossos próprios muros. Mas estamos dispostos a nos engajar na construção de um Vasco melhor, que reflita o mundo que queremos ver para o futuro próximo: com respeito e dignidade, independentemente de orientação sexual ou identidade de gênero.”

A imagem que mais chamou a atenção foi a do atacante do Vasco, Germán Cano. Ao abrir o placar na vitória por 2 a 1 contra Brusque, o jogador argentino ergueu a bandeirinha de escanteio na comemoração, com as cores do arco-íris.

Homenagem na Série A

O Fluminense promoveu homenagens em seu uniforme ao movimento de conscientização pela luta das pessoas LGBTQIA+, na partida contra o Corinthians, pela primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O tricolor carioca levou as cores do arco-íris nos números nas costas, na braçadeira de capitão e no patch com a hashtag #TimeDeTodos no peito.

Outro clube carioca, o Flamengo, entrou em campo contra o Juventude, em Caxias do Sul, com os números das camisas nas cores do arco-íris, presentes também na braçadeira de capitão. Os dois times do Rio de Janeiro realizarão leilões dos uniformes utilizados pela plataforma Play For a Cause e todo valor arrecadado será doado à ONG Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT, com sede no Rio de Janeiro.

O Santos também levantou a bandeira da diversidade neste domingo. A camisa do Peixe teve o logo de sua patrocinadora, a SumUp, com as cores do arco-íris, durante a partida contra o Atlético-MG, pelo Campeonato Brasileiro. O nomes dos atletas alvinegros também foram substituídos por palavras, como “Respeito” e “Visibilidade”.

Orgulho LGBTQIA+ na Eurocopa

A Uefa, entidade que organiza o futebol europeu, cedeu à pressão de patrocinadores e seleções e liberou a exibição de símbolos LGBTQIA+ nas partidas da Eurocopa, no último final de semana. Na semana passada, a entidade havia proibido a manifestação na Allianz Arena, em Munique, na Alemanha, onde a seleção local empatou em 2 a 2 com a Hungria, ao entender como uma provocação aos húngaros, cujo governo adota políticas tidas como homofóbicas no país.

Entretanto, desde sábado, parte dos anunciantes fez a publicidade de suas marcas usando as cores do arco-íris em todos os estádios da Euro durante as partidas entre País de Gales e Dinamarca, Itália e Áustria, República Tcheca e Holanda e Portugal e Bélgica.

No duelo entre holandeses e tchecos, disputado em Budapeste, capital da Hungria, o meio-campista e capitão da Holanda, Gini Wijnaldum, usou uma braçadeira de arco-íris em desafio à postura homofóbica do governo local. Centenas de torcedores dentro do estádio também ergueram as bandeiras do arco-íris.