São Paulo

Vacinação contra covid-19 em idosos a partir de 90 anos começa em 9 de fevereiro

No dia 15 começa a vacinação contra covid-19 de idosos a partir de 85 anos. Profissionais de saúde devem ter primeira dose concluída na próxima semana

Marcelo Pinto/APlateia/Fotos Públicas
Marcelo Pinto/APlateia/Fotos Públicas
Idosos são 75% do total de mortos pela covid-19. Inicio da vacinação dessa população é urgente para reduzir ocorrências de internações e óbitos

São Paulo – O governo de São Paulo anunciou hoje (29) que a vacinação contra a covid-19 para idosos a partir de 90 anos começa no dia 9 de fevereiro. Na semana seguinte, será a vez dos idosos a partir de 85 anos. Os dois grupos somam aproximadamente 514 mil pessoas. Os profissionais de saúde, que tiveram a vacinação iniciada em 17 de janeiro, devem ter a primeira dose concluída na próxima semana. Segundo o secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, apesar do número de doses disponíveis ainda ser baixo, a segunda dose da vacina dos trabalhadores da saúde está reservada e será garantida dentro do limite de 28 dias.

Os idosos dentro da faixa etária convocada para a vacinação contra a covid-19 em São Paulo devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (USB) da sua região para receber a primeira dose. Deve ser levada a Carteirinha de Vacinação, o Cartão SUS e um documento com foto. O governo paulista recomenda que seja preenchido previamente o cadastro de vacinação no site Vacina Já, para acelerar o processo. No entanto, será possível fazer o cadastro na hora. Esses dados serão utilizados para monitorar os vacinados e registrar eventuais efeitos colaterais. Até hoje, foram vacinadas 1,5 milhão de pessoas e nenhum efeito colateral grave foi registrado.


Leia também


O Instituto Butantan terá disponíveis mais 1,8 milhão de doses da vacina contra covid-19 CoronaVac na próxima segunda-feira (1º). Na próxima quarta-feira (3) devem chegar mais 5,4 mil litros do princípio ativo da vacina, que vão ser usados na produção de aproximadamente 10 milhões de doses. Estas doses devem ficar prontas a partir de 20 de fevereiro.

O diretor-presidente do Butantan, Dimas Tadeu Covas, disse também hoje que o Ministério da Saúde vai oficializar a compra de mais 54 milhões de doses da vacina CoronaVac na próxima terça-feira (2). Com isso, o total de imunizantes produzidos pelo Butantan disponíveis ainda esse ano vai chegar a 100 milhões de doses. “A produção desta segunda quantidade deve ser iniciada em abril, quando terminamos a entrega do primeiro lote, de 46 milhões”, disse Dimas.

Em todo o estado de São Paulo foram vacinadas 333.623 pessoas contra a covid-19 até as 13h de hoje. Cerca de 23 mil pessoas por dia. O número é considerado extremamente lento para a necessidade de reduzir o agravamento da pandemia. Nesse ritmo, serão necessários cerca de 5 anos para vacinar toda a população do estado.


Leia mais



Leia também


Últimas notícias