Por um mundo melhor

Fórum Social Mundial começa hoje, com Lula e lideranças mundiais. Acompanhe

Painel global de abertura será realizado às 11h deste sábado, com o tema ‘Qual o mundo que queremos hoje e amanhã? – Não é o mundo de Davos!’

lula.com.br
lula.com.br
Lula participa do Fórum Social Mundial, que completa 20 anos de luta contra a desigualdade

São Paulo – Com a participação de líderes mundiais que lutam contra a desigualdade e em defesa dos direitos humanos, começa às 11h deste sábado, 23 (horário de Brasília), a vigésima edição do Fórum Social Mundial.

Neste ano, o evento será totalmente virtual por conta do isolamento social exigido pelo combate à pandemia.

No painel global de abertura, que vai debater o tema Qual o mundo que queremos hoje e amanhã? – Não é o mundo de Davos!, estarão presentes o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; Aminata Dramane Traoré, ex-ministra do Mali; Miriam Miranda, indígena hondurenha; Yanis Varoufakis, economista e político grego, membro da Frente Internacional Progressista; Leila Khaled (Palestina); Ashish Kothari (Índia, “TecidoGlobal de Alternativas”); e Melike Yasar (Mulheres do Curdistão).

De hoje (23) a 31 de janeiro, centenas de movimentos sociais se reunirão e discutirão as principais questões políticas do momento: paz e guerra; democracia; clima, ecologia e meio ambiente; justiça econômica; justiça social; comunicação, educação e cultura; a diversidade de nossas sociedades; os feminismos; as relações de poder e gênero e os povos originários e ancestrais.

Os seis dias de debates terminarão com assembleias de convergência e uma Ágora dos Futuros, com troca de experiências e iniciativas com a perspectiva de um Fórum Social Mundial no México em 2022, pós-pandemia.

“Iniciamos este Fórum com uma Marcha Virtual pelo mundo, da Oceania ao Havaí! E com um Painel de debate político com alguns protagonistas importantes do mundo atual, um mundo em crise, de saúde, ecológica e social, com conflitos, desigualdades crescentes, fascismo emergente e cada dia mais repressão e violência. Existem alternativas! O Fórum Social Mundial é uma das alternativas, de redes de movimentos sociais que se organizam, cooperam entre si e promovem a solidariedade”, afirma a organização do fórum.

Para acompanhar o painel de abertura clique no link abaixo:

https://us02web.zoom.us/j/87958673624?pwd=Q1p3bnlRSmZoL1h0TkdMbERmQ0Fkd
z09

Código de acesso: 145278

Leia mais:

Desafio do Fórum Social Mundial é passar da análise à ação

Mundo pós-covid-19 será o principal tema do Fórum Social Mundial

Aos 20 anos, Fórum Social Mundial debate ‘outro mundo possível pós-covid-19’


Leia também


Últimas notícias