Rio 2016

IBGE divulga ferramentas especiais para os Jogos Olímpicos

Instituto compilou informações sobre a diversidade brasileira e também sobre os 205 países que participam da competição. Dados estão disponíveis pela internet e serão distribuídos na cidade-sede

reprodução/ibge

‘Brasil: um mundo de diversidade (povos, natureza, economia)’

São Paulo – O IBGE liberou hoje (1º) duas ferramentas compilando informações para integrar um programa de dados dos Jogos Olímpicos. O primeiro é um sitio na internet que traz dados consolidados sobre países participantes do evento e o segundo é específico do Brasil, e destaca a diversidade do país em diferentes aspectos.

O material sobre o país será distribuído em locais estratégicos do Rio de Janeiro durante o período olímpico. O folder apresenta um infográfico com as diferentes etnias que compõem a população brasileira, as mais importantes produções agrícolas, biomas, riquezas minerais e as múltiplas características socioeconômicas, todas localizadas em um mapa. Também é possível acessar o conteúdo pela internet.

A página sobre os países que participam da competição já está disponível. O site Países Olímpicos compila informações diversas, sem se limitar ao espectro esportivo. Além do quadro de medalhas, número de participações em olimpíadas, maiores medalhistas, esportes marcantes de cada nação, entre outras informações relacionadas ao esporte, a página traz dados sobre economia, meio ambiente, população, redes, indicadores sociais e curiosidades.

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos contam com número recorde de nações participantes. Serão 205 países disputando 2.488 medalhas olímpicas e 2.642 paralímpicas. O evento começa na próxima sexta-feira (5) e vai até o dia 21. Esta também será a primeira edição com uma equipe de refugiados, que competirão representando a bandeira olímpica.