protesto

Manifestantes ocupam prédios públicos em Brasília por moradia

Movimento Força Nacional de Luta tentou ocupar também o Palácio do Buriti, mas a ação foi impedida

José Cruz/Agência Brasil

Ativistas prometem desocupar prédios assim que for agendada reunião com a superintendência da SPU

Brasília – Integrantes do movimento Força Nacional de Luta (FNL) ocuparam na manhã de hoje (8) os prédios da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) pedindo moradias no Distrito Federal.

A dirigente regional do FNL, Rita de Cássia, estava com o grupo que ocupou a SPU e informou que os militantes querem a destinação de áreas para o projeto Habitação Urbana. Ela disse que, assim que conseguirem agendar uma reunião com a superintendência da secretaria, vão desocupar o prédio. A SPU funciona no edifício-sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes.

A Polícia Militar informou que o movimento tentou ocupar também o Palácio do Buriti, mas a ação foi impedida. Na Terracap, houve confronto e um manifestante foi preso por danificar o patrimônio público. Algumas vidraças foram quebradas e houve um princípio de incêndio no local.

Manifestantes continuam no prédio da Codhab e do Dnit. No Ministério dos Transportes, a manifestação ocorre na parte externa.