Facebook tira do ar página que fazia cobertura online de protestos

Mídia Ninja. CC Fotos como esta, feita em São Paulo, eram colocadas ao vivo no perfil do Mídia Ninja no Facebook São Paulo – O Facebook tirou do ar hoje […]

Mídia Ninja. CC

Fotos como esta, feita em São Paulo, eram colocadas ao vivo no perfil do Mídia Ninja no Facebook

São Paulo – O Facebook tirou do ar hoje (22) a página do Mídia Ninja, que fazia a cobertura em tempo real dos protestos em várias capitais do país, com imagens e informações sobre violência policial. Os organizadores do coletivo, cujo nome oficial é Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação (Ninja), ainda não sabem explicar o motivo da suspensão, mas já apresentaram recurso à administração da rede social.

Cogita-se a possibilidade de que o alto número de replicações da página possa ter levado a alguma decisão automática do Facebook, embora esta não seja uma explicação oficial da página.

Até o momento da suspensão, o Mídia Ninja tinha quase 30 mil curtidores, a maior parte angariada ao longo dos protestos. Nas últimas semanas, integrantes do coletivo vinham enviando fotos em tempo real de todo o país, mostrando as manifestações populares e a repressão policial.

Além das fotografias, colocadas à disposição na licença Creative Commons, que permite a livre reprodução, o Mídia Ninja e o PosTV vêm realizando transmissões ao vivo, pela internet, das manifestações.