Eliana Calmon começa a inspecionar Justiça de São Paulo

Corregedora abre amanhã (6) o trabalho dos técnicos da CNJ na maior corte estadual do país

Começa amanhã (6) a primeira etapa da inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de São Paulo. O objetivo, segundo a CNJ, é verificar as rotinas administrativas da maior corte estadual do País. 

A corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, participará do primeiro dia de trabalho. Ela se reunirá com o presidente do tribunal, desembargador Ivan Sartori, e com o Conselho Superior da Magistratura. Também participará de reuniões com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público, dos servidores do Judiciário e da Defensoria Pública.

Durante toda a semana, uma equipe de juízes-auxiliares, servidores e técnicos vai verificar as áreas de pessoal, licitações e contratos administrativos, o Fundo Especial do Poder Judiciário e a execução orçamentária, o setor de precatórios e os procedimentos administrativos e disciplinares da Presidência e da Corregedoria-Geral do TJSP.

No TJSP tramitam quase 30% dos casos novos que chegam por ano à Justiça estadual, segundo dados da publicação Justiça em Números. Ao término da inspeção, será elaborado um relatório.

Será o 25º TJ a ser inspecionado. Desde outubro de 2008, o inspetores já passaram por Roraima, Rondônia, Rio de Janeiro, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Paraná, Distrito Federal e Territórios, Ceará, Pernambuco, Tocantins, Espírito Santo, Paraíba, Alagoas, Piauí, Amazonas, Pará, Maranhão, Bahia e Minas Gerais. Também já foram inspecionados o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Justiça Militar do Rio Grande do Sul e unidades da Justiça Federal em Belo Horizonte.

Com informações da Agência CNJ de Justiça