Estreia

No Mineirão vazio, Nigéria atropela, mas o Taiti comemora

Time da Oceania leva seis, mas marca o primeiro gol em competições oficiais fora de seu país

PETER POWELL/EFE

Tehau comemora único gol do Taiti contra a Nigéria

Com a tranquilidade de que não tem absolutamente nada a provar nessa Copa das Confederações, a seleção do Taiti levou de seis da Nigéria e ainda saiu feliz de campo. O time não apenas fez sua estreia em competições de porte, como conseguiu um feito inesperado: um gol contra os campeões africanos, marcado pelo zagueiro Tehau.

O resultado era esperado até pela raiz do gramado do esvaziado Mineirão. Mesmo assim, os pouco mais de 20 mil torcedores que compareceram fizeram questão de apoiar o time mais fraco em todos os momentos.

A Nigéria, que não tem nada com o amadorismo quase completo do time do Taiti, começou a construir a vitória logo no início do jogo. Aos quatro minutos, Echiejile chutou de longe, a bola desviou em dois jogadores e matou o goleiro Samin. Aos nove, Oduamadi aproveitou a bobeada da defesa, driblou dois e tocou na saída de Samin para marcar o segundo. Aos 25, Oduamadi marcou novamente, dessa vez ajudado pelo goleiro, que soltou uma bola fácil nos pés do atacante.

Depois disso, a Nigéria relaxou e passou a desperdiçar chances claras. Aos 29, Samin se redimiu ao sair nos pés de Ujah e impedir um quase certo quarto gol. O Taiti chegou a ameaçar o gol de Enyeama aos 33 minutos, depois de jogada individual de Bourebare, mas a cabeçada de Chong Hue não foi certeira.

Depois de ver a Nigéria perder grande chance com Musa, o Taiti chegou ao seu gol. Em cobrança perfeita de escanteio, Tehau sobe mais que o zagueiro e cabeceia para o gol, sem chance de defesa. Foi o primeiro gol do Taiti em competições oficiais fora do seu país. Na comemoração, todo o time festejou “remando” no gramado, homenagem ao esporte nacional do país, a canoagem taitiana.

Essa foi toda a resistência do time da Oceania. O time africano continuou perdendo gols até que, aos 22, Tehau marcou contra, ao tentar cortar um cruzamento. Aos 31, Oduamadi marcou mais uma vez, completando cruzamento de Ideye. Aos 34, Echiejile aproveitou sobra de bola na área para fechar a contagem.

Ao final do jogo, o técnico taitiano Eddy Etaeta afirmou que seus jogadores sofreram fisicamente nos últimos 15 minutos. Mesmo assim, ressaltou a atuação de sua equipe.