Seleção a seleção

Grupo G: Alemanha e Portugal precisam confirmar favoritismo

Além dos europeus, Estados Unidos e Gana compõem a chave, uma das mais equilibradas da competição

© José Sena Goulão/EFE

Estrela portuguesa, Cristiano Ronaldo vem para sua terceira copa, agora como melhor do mundo

Favoritos para se classificar em 9 de cada 10 palpites de bolão, Portugal e Alemanha abrem os trabalhos do Grupo G nesta segunda-feira (16), às 13h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Gana e Estados Unidos jogam no mesmo dia, às 19h, na Arena das Dunas, em Natal.

Cristiano Ronaldo vem para a terceira Copa, agora como melhor do mundo. Os alemães trazem o veterano Klose e a base da seleção sensação de 2010, que faturou o terceiro lugar. Gana e Estados Unidos tentam pôr água no chope alemão e avinagrar o vinho português.

A seguir, são apresentadas fichas de cada seleção. O conteúdo é parte de uma série do Copa na Rede, elaborado pelo Futepoca, sobre os integrantes dos grupos da Copa.

Para cada seleção, um retrato à láFutepoca. Em termos de futebol, uma sinopse do que esperar na Copa 2014, ladeada de um palpite cheio de medo de errar (favorito, vai longe, coadjuvante ou zebra). O craque da história e a melhor posição em copas completam o capítulo do ludopédio.

A política e a cachaça vêm depois. Quase em livre associação (ou em livre busca no Google), figuras do universo político do país são enumeradas. A bebida típica é a pista de como serão comemoradas as vitórias de cada representação (ou afogadas as mágoas das derrotas).

Alemanha

FUTEBOL
O que esperar:O país com maior número de treinadores na Copa (junto com a Colômbia), a Alemanha vem com uma campanha impecável nas eliminatórias (invicta, com 9 vitórias em 10 jogos e o melhor ataque da competição). A representação germânica chega ao Mundial como forte candidata ao título. Em 2010, o time teve altos e baixos, com uma derrota para a Sérvia na primeira etapa, mas com uma vitória de 4 a 0 sobre a Argentina nas quartas de final. Naquele momento, a equipe passava por reformulação, com jogadores jovens, mas hoje está madura e é possivelmente aquela que tem o melhor conjunto. O meio-campista Bastian Schweinsteiger, do Bayern de Munique, é um líder em campo. O veterano Klose pode protagonizar a quebra de uma porção de recordes em mundiais.
Palpite Futepoca:Favorito.
Craque da história:Franz Beckenbauer.
Melhor posição em copasTrês títulos mundiais.
POLÍTICA:
Expoentes:Angela Merkel, Helmut Kolh, Muro de Berlim, União Europeia.
CACHAÇA:
Goró:Cerveja – berço da lei de pureza da Baviera de 1516; Steinhaeger.

 

Estados Unidos

FUTEBOL
O que esperar:Sob a batuta do alemão Jürgen Klinsmann, que comandou a seleção sensação de seu país em 2006, os estadunidenses chegam à sétima Copa sem um dos principais nomes da história: o atacante Landon Donovan. Mais polêmica do que a não convocação de Romário em 2002, a exclusão do maior artilheiro da história do US Team precisa ser justificada no torneio. A coesão tática e o vigor físico são as armas do time. O atacante Jozy Altidore, o meia Clint Dempsey e o goleiro Tim Howard são os destaques.
Palpite Futepoca:Coadjuvante.
Craque da história:Landon Donovan, Clint Dempsey.
Melhor posição em copas3º lugar (1930).
POLÍTICA:
Expoentes:Barack Obama, George W. Bush, Abraham Lincoln.
CACHAÇA:
Goró:Bourbon – uísque de milho.

 

Gana

FUTEBOL
O que esperar:Eliminada nas quartas de 2010 pelo Uruguai, nos pênaltis, na partida mais emocionante daquela edição, Gana vem com a mesma base. A maior parte do elenco joga na Europa, como Michael Essien, Sulley Muntari e Kwadwo Asamoah. O atacante Asamoah Gyan vem para apagar a cobrança de penalidade máxima desperdiçada no último minuto do tempo regulamentar. É apenas a segunda participação do país em copas – a segunda seguida. Quem já teve Abedi Pelé e povoou o imaginário de um “futebol africano arte” é visto agora como uma das principais forças africanas em 2014. Tem de superar dois medalhões para confirmar a fama.
Palpite Futepoca:Coadjuvante.
Craque da história:Abedi Pelé.
Melhor posição em copasQuartas-de-final (2010).
POLÍTICA:
Expoentes:Primeiro país africano independente, Kofi Annan.
CACHAÇA:
Goró:Pito – fermentado de milho e sorgo, à lá cerveja.

 

Portugal

FUTEBOL
O que esperar:Sob as sobrancelhas desenhadas de Cristiano Ronaldo, os portugueses vêm ao Brasil na expectativa de poder ultrapassar o estigma de quem morre na praia. O melhor jogador do mundo está em recuperação de uma lesão na coxa e de uma tendinite no joelho esquerdo. Outros comandados de Paulo Bento também estão um pouco baleados: Nani e Hélder Postiga vêm de tratamentos. A retaguarda é a mais bem estruturada desde 2006, quando o time era comandado por Luiz Felipe Scolari. Miguel Veloso e Raul Meireles correm por quatro. Pepe tem nome de craque, mas controla a defesa. João Moutinho é o armador.
Palpite Futepoca:Vai longe.
Craque da história:Eusébio, Luis Figo, Cristiano Ronaldo.
Melhor posição em copasTerceiro lugar (1966 e 2006).
POLÍTICA:
Expoentes:Revolução dos Cravos, José Manuel Durão Barroso.
CACHAÇA:
Goró:Vinho do Porto – vinho fortificado com bagaceira, aguardente do bagaço da uva