Tem Messi e Müller

Favoritas, Argentina e Alemanha jogam neste sábado

Hermanos abrem a rodada às 13h, enquanto germânicos enfrentam Gana às 16h. Nigéria e Bósnia fecham os trabalhos do dia às 19h

Ballesteros/EFE

Lionel Messi terá mais companhia no ataque hoje, contra o Irã

Dois dos principais favoritos a ganhar a Copa do Mundo entram no gramado neste sábado. Os argentinos enfrentam o Irã com um trio de atacantes que são promessa de partida bem mais vistosa do que a estreia contra a Bósnia. O jogo pode determinar a classificação antecipada dos hermanos às oitavas de final.

Mas se os sul-americanos querem apagar a estreia pouco empolgante, os germânicos jogam justamente para confirmar o ótimo desempenho do jogo de estreia contra Portugal. A peleja contra Gana, de acordo com o resultado do embate entre estadunidenses e portugueses amanhã (22), pode eliminar os africanos já na segunda rodada.

 

Argentina x Irã – 13h, estádio Mineirão (Belo Horizonte)

 

No grupo F, a Argentina vai a campo hoje, no Mineirão, às 13h, buscando apagar a má impressão deixada na partida contra a Bósnia, sua estreia na Copa de 2014. Apesar de ter vencido a partida por 2 a 1, o time de Lionel Messi ficou devendo futebol. Se os ex-iugoslavos tivessem um potencial ofensivo um pouco maior, poderiam ter complicado a peleja portenha.

O adversário do dia será o Irã, que protagonizou, na primeira rodada, aquele que é considerado até agora o pior jogo do Mundial, um 0 a 0 insosso com a Nigéria. Também pela fragilidade do adversário, que deve repetir a ferrenha retranca posta em prática contra a equipe africana, o treinador Alejandro Sabella irá abolir o sistema com três zagueiros, adotando um esquema que deixa o craque do Barcelona mais à vontade. Assim, o time deve atuar com Messi auxiliado por Di María e Aguero nos lados do campo e Higuaín mais centralizado.

 

Alemanha x Gana – 16h, estádio Castelão (Fortaleza)

 

Após a consistente goleada de 4 a 0 sobre os portugueses em sua estreia, os germânicos tentarão hoje ficar mais perto da vaga do grupo G. A adversária Gana foi derrotada pelos Estados Unidos na primeira rodada e precisa vencer para continuar na disputa por um lugar nas oitavas de final.

Uma das atrações da peleja é o novo duelo entre os irmãos Boateng. O defensor Jerome Boateng, do lado europeu, e o meia Kevin-Prince Boateng, atuando do lado africano, já duelaram na Copa da África do Sul, em 2010, com vitória alemã por 1 a 0. Certamente, um dilema para seus pais…

Quem comanda a arbitragem da partida no Castelão, às 16h, é o árbitro brasileiro Sandro Meira Ricci, que já apitou França e Honduras na rodada inicial do Mundial, ocasião em que foi usada pela primeira vez a tecnologia Fifa da linha do gol.

 

Nigéria x Bósnia-Herzegovina – 19h, Arena Pantanal (Cuiabá)

 

Às 19h, na Arena Pantanal, em Cuiabá, Nigéria e Bósnia têm um confronto decisivo para a segunda vaga do grupo F – já que a primeira quase certamente ficará com a Argentina.

Os bósnios, estreantes em mundiais, fizeram um jogo até certo ponto parelho em seu duelo de abertura contra os argentinos, e vêm com mudanças. Ibisevic, que ficou no banco de reservas no último domingo, volta e forma a dupla de ataque com Dzeko, deixando a equipe com um poder ofensivo maior.

Já a Nigéria entra em campo pressionada pela fraca atuação na estreia contra o Irã. Assim como o comandante bósnio, o treinador Stephen Keshi deve mudar sua equipe, promovendo as entradas de Odemwingie e Ameobi. A seleção tenta uma vitória após passar as duas últimas edições da Copa, em 2002 e 2010, sem saber o que é um triunfo.