Cidades-Sede

Salvador: na Arena Fonte Nova, três campeões do mundo

Capital baiana terá sete partidas. Ação no Centro Histórico foi marcada por críticas relativas a remoções forçadas

Portal da Copa/ME-CC-BY 3.0

Estádio do Bahia e palco do repeteco de Espanha x Holanda

Em Salvador, os holandeses terão a oportunidade de fazer uma revanche contra os espanhóis, repetindo logo na primeira rodada a partida final da Copa de 2010. Depois, os soteropolitanos ainda receberão outros dois campeões mundiais.

A Arena Fonte Nova foi reconstruída para ser a casa do Bahia, que rivaliza com o Vitória na disputa entre torcidas. Além dela, figuram legado itens como ações de revitalização do Centro Histórico e melhorias na estrutura de recepção a turistas (como aeroporto e novos hotéis). A frustração, além de denúncias de remoções forçadas, foi a perda de oportunidade de inaugurar o metrô, em obras desde 2000.

São jogos soteropolitanos Espanha e Holanda (13/06), Alemanha e Portugal (16/06), Suíça e França (20/06) e Bósnia-Herzegovina e Irã (25/06). Há ainda uma partida pelas oitavas e outra pelas quartas.

Em parte da série do Copa na Rede sobre as cidades-sede são apresentados, além de dados sobre o estádio em si, os legados (em clima de #VaiTerCopa) e os gargalos (na vibe do #NãoVaiTerCopa). Tudo é complementado por atrações municipais que merecem replay: cartões postais citados para lembrar que já existe uma cidade por ali e que nem só de futebol vive o Brasil. Termina a brincadeira com uma referência às principais torcidas locais, segundo alguma pesquisa de opinião mais ou menos polêmica (“É disso que o povo gosta”).

 

Estádio

Arena Fonte Nova

Capacidade de público

56.000

No Mapa

#VaiTerCopa

No legado, consta reforma na Arena Fonte Nova; revitalização do Centro Histórico; reforma no aeroporto; reforma no porto; 14 novos hotéis abertos.

#NãoVaiTerCopa

Metrô inacabado e inoperante; remoções de moradores pelo Projeto da Linha Viva; conflitos socioambientais em ocupações efetuadas por famílias de baixa renda; remoções forçadas no Centro Antigo de Salvador.

Merece replay

Embratur/ME-CC-BY 3.0
Elevador Lacerda com vista da Baía de Todos os Santos

Elevador Lacerda; Baía de Todos os Santos; Pelourinho; Mercado Modelo; Paço do Saldanha.

É disso que o povo gosta

Bahia e Vitória (Pluri Consultoria 2014).