Divas invadem São Paulo

(Foto:Dennis Phillipps/Divulgação) Diva é uma palavra derivada de divina em italiano e era utilizada para definir as prima donnas da ópera, cantoras com talento extraordinário. Segundo o “Novo Dicionário Aurélio […]

(Foto:Dennis Phillipps/Divulgação)

Diva é uma palavra derivada de divina em italiano e era utilizada para definir as prima donnas da ópera, cantoras com talento extraordinário. Segundo o “Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa”, a palavra também significa deusa. Dois eventos em cartaz em São Paulo retratam as maiores divas do cinema.

Na sala experimental do Teatro Augusta, a partir de 18 de fevereiro, a atriz, bailarina e coreógrafa Dinah Perry apresenta o espetáculo musical “Divas”, em que presta homenagem a nomes como Marilyn Monroe, Cyd Charisse, Liza Minelli, Leslie Caron e Ginger Rogers.

Em outra parte da cidade, até 25 de março, é possível ver gratuitamente, no Espaço Cultural Citi, algumas telas do artista plástico Neto Sansone, que retratam nomes como Grace Kelly e Louise Brooks.

No teatro

Após trabalhar com grandes nomes da dança mundial, como Lennie Dalle, Fred Benjamin e Jo Jo Smith, Dinah Perry é conhecida por ter dirigido musicais como “O Mágico de Oz”, vencedor do prêmio Apetesp de Melhor Coreografia. Desta vez, ela contracena com os dançarinos e atores Felipe Rodrigues, Lurian Reis, Renato Possidônio e William Mazzar, numa montagem de referências e trechos de musicais dos anos 30, 40 e 50, que é apresentada num cabaré cenográfico. Lugar mais apropriado impossível. Esse misto de teatro e dança presta homenagem a filmes como “Cantando
na Chuva”, “Cabaret”, “Um Americano em Paris”, “Gigi” e “O Pecado Mora Ao Lado”, entre outros.

Sobre tela

A exposição “Divas Jogo de Armar, Jogo de Amar”, de Neto Sansone, reúne obras em acrílico sobre a tela, realizadas entre 2004 e 2009, que recuperam cenas clássicas do cinema e homenageiam atrizes como Marilyn Monroe, Louise Brooks, Grace Kelly, Janet Leigh (na inesquecível cena do assassinato no chuveiro em “Psicose”), Sean Young (em “Blade Runner, O Caçador de Andróides”), a atriz- mirim Shirley Temple.

Coloca-se aqui em dúvida a noção exata de “diva”, aparecendo uma tela até com a imagem da garotinha olhando para a tela da televisão em “Poltergeist”. No entanto, só vale realmente a pena para quem estiver passeando pela avenida Paulista e quiser dedicar 10 minutos para ver telas que chamam atenção num primeiro momento, mas se tornam extremamente repetitivas em seguida – quase sempre duas telas em que o artista brinca com sombras cinzas e pretas, criando novos desenhos, com clara influência da pop art.

Divas

Sala Experimental do Teatro Augusta
Rua Augusta, 943. Consolação. São Paulo/SP.
T: (11) 31514141
Ingressos: R$ 30,00.
Até 13 de março, com sessões às sextas-feiras, 21h30; sábados, 21hs; e domingos, 19hs.

Divas Jogo de Armar, Jogo de Amar

Espaço Cultural Citi – Avenida Paulista, 1111. São Paulo/SP.
Entrada Franca.
Até 25 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e de sábados, domingos e
feriados, das 10h às 17h.