Bibi Ferreira encanta plateias em espetáculo eclético

A diva Bibi Ferreira. Do alto de seus 90 anos, um raro poder de cativar o público (©Studio Prime/Dilvulgação) Ninguém seria capaz de cantar letras de Dorival Caymmi, Noel Rosa […]

A diva Bibi Ferreira. Do alto de seus 90 anos, um raro poder de cativar o público (©Studio Prime/Dilvulgação)

Ninguém seria capaz de cantar letras de Dorival Caymmi, Noel Rosa e Pixinguinha em obras eruditas como as óperas “La Traviata” e “O Barbeiro de Sevilha”, ou pegar a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, e cantá-la com a melodia de “Samba de uma Nota Só”, de Tom Jobim. Exceto a diva Bibi Ferreira, que em 2012 comemora 90 anos, completados em 1 de junho. Ela deixa boquiaberta a plateia que lota as sessões “Bibi, Histórias e Canções” do Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo. A temporada segue até 7 de outubro.

Extremamente elegante numa roupa preta bem decotada, Bibi Ferreira é, definitivamente, um arraso. Sem desafinar um instante sequer e sem mostrar fraqueza ou variação na qualidade da voz, ela interpreta clássicos como “Basta Um Dia”, de Chico Buarque, temas de musicais de filmes da Metro e de peças da Broadway (“My Fair Lady” e “Hello, Dolly”, e “Non, Je Ne Regrete Rien”, “L’Hymme à L’Amour” e “La Vie en Rose”, que ficaram famosas com Edith Piaf. Há também alguns marcos do tango argentino e inúmeros clássicos da música brasileira por parte de quem teve o prazer de conhecer Noel Rosa.

Bibi Ferreira também se lembra da temporada do espetáculo “Roda Viva”, em pleno regime militar, e interpreta a canção “Gota D’Água”. E conta inúmeras passagens de sua invejável carreira de 71 anos no teatro, no cinema e na música, ao maestro Flávio Mendes, que toca guitarra e violão, e conduz uma orquestra com outros 20 músicos. Para terminar, ela interpreta um fado imortalizado por Amália Rodrigues e revela, ao lado do empresário Nilson Raman (com quem faz um dueto em “A Quoi a Ça Sert L’Amour”), que, em 21 de novembro, estará no Lincoln Center.

Por essas e outras emoções que são compartilhadas por todos os presentes durante 80 minutos é que quase não dá para se comentar o inesquecível espetáculo “Bibi – Histórias e Canções”, concebido por Bibi Ferreira, Flávio Mendes e Nilson Raman. O certo é que é muito mais do que um show e que, na saída do teatro, dificilmente você escutará alguma pessoa reclamando ou não se rendendo ao carisma e à qualidade artística de uma senhora que é e sempre foi, sem sombra de dúvidas, um arraso. Eis a prova cabal de que é possível nascer em berço esplêndido (é filha do ator Procópio Ferreira e da bailarina Aída Izquierdo) e fazer jus a ele.

Serviço
Espetáculo “Bibi, Histórias e Canções”
sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Ingressos a R$ 120
Teatro Shopping Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569. 6º andar. T: (11) 3472-2229
São Paulo – SP

[email protected]