Livro conta bastidores da história dos Pontos de Cultura

(Foto: Divulgação) Para contar os desafios, motivações e objetivos do programa Cultural Viva e suas redes, cujo principal expoente são os Pontos de Cultura, o secretário de Cidadania Cultural do […]

(Foto: Divulgação)

Para contar os desafios, motivações e objetivos do programa Cultural Viva e suas redes, cujo principal expoente são os Pontos de Cultura, o secretário de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura, Célio Turino, escreveu o livro “Pontos de Cultura – o Brasil de baixo para cima”. A obra revela como o governo federal passou a apoiar produtores de cultura popular e erudita de diferentes partes do país.
Selecionados por editais públicos, os pontos são organizações e associações que já produzem cultura de alguma forma. A intenção do programa é fomentar essa capacidade sem correr riscos de dirigismos oficiais. A preocupação é recorrente em debates sobre políticas públicas para a área.

No livro, Turino intercala detalhes sobre a construção do programa com histórias de grupos selecionados por editais. Essa evolução desde a primeira convocação até a construção de redes de pontos relacionados à saúde, mídia e infância e adolescência é descrita e se apresenta como respostas a mobilização social ou a desafios encontrados.

Historiador de formação, o autor faz uma narração de dentro do Ministério que não nomeia os responsáveis por entraves burocráticos, mas não hesita em explicitar a existência desses obstáculos. Não esconde dificuldades do dia a dia de um programa público pouco conhecido e exibido na mídia comercial.

São 977 pontos, incluindo as articulações (chamados de Pontões de Cultura) e os temáticos. Aliás, para mapear toda essa rede, um outro ponto foi selecionado. Clique aqui para encontrá-los.

Um livro como o de Turino ajuda a entender como um programa pode ser construído e por que os governos e seus órgãos precisam ser suscetíveis a pressão “de baixo para cima” que ajuda a direcionar políticas públicas para lados nada usuais na história do Estado brasileiro.

“Pontos de Cultura – o Brasil de baixo para cima”

por Célio Turino
Editora Anita Garibaldi
255 págs.